Casa

Durabilidade do quartzito

Escrito por elle dunkle | Traduzido por rodrigo gammaro alves nunes
Durabilidade do quartzito

O quartzo dá ao quartzito a sua resistência

raw quartz image by FotoWorx from Fotolia.com

Pessoas que optarem pelo granito para bancadas e outros projetos por causa de sua aparência desejável e capacidade para resistir ao uso e ao desgaste diário devem considerar quartzito em seu lugar. O quartzito é ligeiramente mais durável do que o granito e, ainda, não tão caro. Assim como com o granito e materiais de construção semelhantes, o quartzito tem a durabilidade e a aparência que construtores desejam.

Outras pessoas estão lendo

Quartzito

O quartzito é um tipo de rocha que se forma quando o arenito de quartzo — uma combinação de quartzo e arenito — é submetido a uma grande pressão e calor no interior da crosta da Terra. Com o tempo, a rocha se transforma em quartzito. Sua cor pode variar entre tons de cinza e tons de rosa. O quartzito branco indica uma maior quantidade de quartzo na rocha do que nas rochas de cores cinza e rosa.

A dureza do quartzito

A escala de Moh é utilizada para medir a dureza dos minerais quando comparados uns aos outros. O diamantes fica no topo, com uma medida de 10, e o quartzo está na escala 7. Por essa razão, o quartzito é bastante durável para materiais de construção, especialmente em revestimentos de azulejos, e é um material muito denso, sendo capaz de resistir a diversos fatores climáticos e à erosão. Bancadas e pisos de granito são usados ​​por serem praticamente indestrutíveis ao uso diário e poder suportar a altas temperaturas de calor. Como as taxas superiores às do granito na escala Mohs de dureza, o quartzito pode ser uma escolha melhor do que o granito. A menos que você deliberadamente tente destruir o quartzito, seria necessário equipamento pesado e muita força para danificá-lo.

Polindo e selando

Polir o quartzito ajuda a evitar a erosão do material. No entanto, o quartzito polido se torna muito escorregadio, e por isso não é recomendado para uso como piso. Pode ser usado em bancadas, paredes e qualquer outra superfície que não se use no chão. Caso o quartzito seja utilizado em pisos, então ele deverá ser polido e deixado em seu estado mais natural, ou bruto. Caso isso seja feito, ele então deverá ser selado para evitar coloração e outros problemas. Embora seja resistente à erosão, e vedação ajuda a reduzir qualquer risco. O quartzito é poroso, e pode manchar com o tempo — corrija este problema limpando-o quando as manchas começam a aparecer.

Limpando o chão de quartzito

Quando um piso de quartzito começa a apresentar manchas, use um produto de limpeza levemente abrasivo e esfregue o chão com uma escova. Não use água sanitária, pois pode causar descoloração, desbotando-o, e não se esqueça de enxaguar e secar o chão completamente para evitar listras ou outras manchas.

Não deixe de ver

Comentários

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2014 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media