A duração da desintoxicação alcoólica

Escrito por caryn anderson Google | Traduzido por maria cristina marques
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
A duração da desintoxicação alcoólica
O consumo frequente de bebidas alcoólicas pode trazer diversos malefícios à sua saúde (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

A dependência e o uso do álcool a longo prazo resultam em sintomas de privação (ou desintoxicação) quando você para de consumi-lo. A gravidade dos sintomas pode variar dependendo do uso e do nível de dependência. Os sintomas mais severos costumam durar de um a três dias, mas, devido a ingestão contínua, muitos pacientes não recuperam a lucidez e o senso de normalidade por semanas, ou até mesmo meses.

Outras pessoas estão lendo

Os fatos

Permitir que seu corpo expulse a droga e administre os sintomas subsequentes da privação é o processo conhecido como desintoxicação. Esse é geralmente o primeiro passo ao entrar em uma clínica ou programa de tratamento, e deve ser acompanhado por terapia a longo prazo para que se alcance o sucesso por completo. Os sintomas que aparecem quando o usuário para de ingerir álcool ou drogas são chamados de crise de abstinência. A extensão e a gravidade dos sintomas costumam variar de acordo com a duração e a severidade a sua dependência. De moro geral, a desintoxicação do álcool leva alguns dias (de 1 a 5), enquanto alguns sintomas da privação (como depressão, disforia, e um sentimento "obscuro") podem perdurar por semanas ou meses, porque o álcool possui efeitos de longa duração no cérebro e no corpo.

Sintomas de abstinência

Se você pensa em parar de beber e lutar contra o alcoolismo, é importante procurar ajuda médica e o auxílio necessário para lidar com os possíveis sintomas da desintoxicação. A maioria dos pacientes que apresentam dependência alcoólica moderada relatam sintomas como tonturas, dores de cabeça, náusea/vômito, transpiração, tremedeiras, convulsões, inquietação, insônia, dificuldades de concentração, pressão e/ou frequência cardíaca alta e uma vontade irresistível de consumir álcool para aliviar os sintomas. Alguns pacientes podem apresentar uma complicação grave chamada de DTs (delirium tremens). Sintomas de DTs incluem alucinações, estado de confusão mental, agitação, problemas de memória, febre, pressão sanguínea e frequência cardíaca extremamente altas e convulsões.

Desintoxicação

Desintoxicação (ou "seca") é o processo durante o qual você suspende o uso do álcool por completo. É melhor se for feito em um hospital, ambulatório ou clínica de reabilitação. A boa notícia é que existem medicamentos que aliviam os sintomas da abstinência, incluindo remédios para a pressão sanguínea, anticonvulsivantes, tranquilizantes e fluídos e vitaminas aplicados por medida intravenosa. O processo de desintoxicação normalmente dura de três a quatro dias, e o tratamento de longa duração deve ter início logo após esse período.

Tratamento de longa duração

Opções de tratamento de longa duração variam de acordo com a sua situação específica e a seriedade do seu vício. Ele é, contudo, um passo crucial para o êxito a longo prazo e costuma incluir terapia com um psicólogo, intervenção médica e tratamento social. Tratamentos médicos incluem algumas prescrições que o auxiliarão a perder a vontade de beber. Dissulfiram faz com que você se sinta mal caso beba enquanto toma os medicamentos efetivamente, e Naltrexona e Acamprosato ajudam a reduzir o seu desejo pelo álcool. Tratamentos sociais muitas vezes envolvem sua família e amigos com o objetivo de ajudar a resolver seus problemas em casa ou no trabalho. Terapia com um psicólogo visa auxiliá-lo a entender os motivos que podem levá-lo a recorrer à bebida e educá-lo a respeito da sua doença.

O que você pode fazer

Há algumas medidas que você pode tomar para ajudar a controlar a situação. A primeira delas é sempre admitir que você tem um problema e procurar ajuda profissional. Além disso, durante o processo de tratamento, será de grande ajuda que você siga as instruções médicas, adote uma dieta saudável e balanceada, tome vitaminas, e evite fumar e beber café. Certifique-se de dormir bem à noite, faça alguma atividade todos os dias e envolva-se com grupos de apoio, como os Alcoólicos Anônimos. Embora os efeitos da privação sejam temporários, encontrar apoio e cuidar do seu corpo é inestimável para uma recuperação completa e para manter uma boa saúde.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível