O que dizer durante uma entrevista quando o entrevistador diz "Conte-me sobre você"

Escrito por tia benjamin | Traduzido por yumi fujiwara
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
O que dizer durante uma entrevista quando o entrevistador diz "Conte-me sobre você"
"Conte-me sobre você" (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

"Odeio questões como essa", um candidato respondeu quando um entrevistador lhe pediu que dissesse três adjetivos sobre si mesmo. Ainda que a maioria das pessoas não responda dessa maneira, este candidato – documentado em julho de 2009 pela CNN sobre as coisas mais estranhas já ditas em entrevistas – não está sozinho em seu desgosto pela questão "conte-me mais sobre você". Muitas vezes concebida como um quebra-gelo, esta aparentemente simples pergunta, pode fazer muitos candidatos desavisados tropeçarem. Revelar-se demais ou acrescentar apenas informações irrelevantes, pode definitivamente prejudicar suas chances – assim como o candidato que olhou significativamente para a entrevistadora de cabelos claros antes de responder, "eu particularmente gosto de loiras".

Outras pessoas estão lendo

Apresentação-elevador

Uma das opções de resposta à pergunta é a "apresentação-elevador". Trata-se dw um discurso pequeno – aproximadamente o tempo de uma viagem de elevador – que sintetiza suas competências, habilidades e experiências. Foque o discurso em tópicos ligados diretamente à relevância do emprego, e controle-se para não fornecer uma autobiografia de seus interesses e acontecimentos de vida. Não liste suas experiências em ordem cronológica, tudo junto. Ao invés disso, escolha competências chave e dê exemplos de como você desenvolveu esse conhecimento em empregos anteriores. Pratique e ensaie a apresentação-elevador para que, em momentos de estresse, seja fácil e polido de dizer.

Foco nos valores do entrevistador

Determine as necessidades individuais que cada membro do painel entrevistador pode ter e recorra à elas na hora de apresentar suas respostas. Por exemplo, ao se candidatar para uma posição de gerenciamento com um entrevistador do departamento de recursos humanos, responda que gosta de relações de trabalho colaborativas em todas as esferas de sua vida. Se o entrevistador tem um histórico financeiro, enfatize sua atenção a detalhes. Se falar com gerente de vendas ou marketing, realce como você prioriza os padrões de serviços ao consumidor. Não minta – apenas considere quais de suas competências e habilidades se encaixam melhor com a área funcional e prioridades do entrevistador.

Adapte suas respostas às necessidades da empresa

Demonstre como você agregaria valor à organização com alguns fatos simples para chamar a atenção do entrevistador. Combine características que irão economizar o tempo de gerente, como pró-atividade, capacidade de trabalhar com iniciativa própria e gosto por solucionar problemas, com exemplos reais do seu histórico de trabalho. Se tiver dados concretos, inclua-os. Por exemplo: "Eu reduzi as taxas de erro de produção em 80 por cento dentro dos meus primeiros três meses no cargo". Evite falar sobre o que você vai ganhar com o trabalho, e concentre-se no que pode contribuir.

Pergunta direcional

O Career Oyster sugere uma forma de finalizar a resposta e simultaneamente direcionar o entrevistador, para que não faça mais perguntas difíceis, focando então em assuntos que você prefere discutir, utilizando a "pergunta direcional". Uma vez que tiver respondido a pergunta, finalize perguntando algo. Por exemplo, pergunte se o entrevistador pode descrever o candidato ideal, ou onde ele acha que a posição se encaixa na organização como um todo. Esta resposta demonstra interesse, mas também impede perguntas difíceis que acompanham a resposta de "conte-me sobre você".

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível