Quanto tempo deve durar o banho de vapor para alívio da congestão no peito?

Escrito por lyle smith | Traduzido por ricardo castiglioni
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
 Quanto tempo deve durar o banho de vapor para alívio da congestão no peito?
Banho de vapor (Comstock/Comstock/Getty Images)

Embora possa ser conhecido como um remédio caseiro, ele é quase uma lenda. Um banho quente de vapor, de fato, alivia sintomas de congestão no peito. Seja um banho de vapor no chuveiro em casa, sentado na sauna da academia ou colocando a cabeça debaixo de uma toalha sobre um vaporizador, muitas mães, médicos e praticantes de medicina alternativa ainda concordam que o vapor ajuda a relaxar a respiração e promover a expectoração (tosse).

Outras pessoas estão lendo

Como funciona o vapor

A congestão no peito é causada pela inflamação das passagens de ar nos pulmões e acúmulo de catarro no peito. O alívio de ambas as situações vem da dilatação (relaxamento e abertura) das passagens de ar para que o ar flua mais livremente através delas.

O vapor é gerado pela água quente na ducha ou banho de vapor (sauna) ou um vaporizador. Respirar o vapor ajuda a relaxar os músculos do diafragma, afrouxa as passagens de ar nos pulmões e ajuda a acalmar e regular a respiração. Um banho quente em pé ou sentado em uma sauna também ajuda a relaxar o resto do corpo.

Conforme o corpo e as vias aéreas relaxam, as passagens de ar no peito e pulmões abrem, permitindo uma respiração mais fácil e relaxante. Também abre espaço para a expectoração, que é a tosse, o catarro acumulado lá em cima.

Existem medicamentos que podem realizar esse mesmo resultado, mas o vapor oferece uma opção livre de produtos químicos para aliviar esse desconforto.

 Quanto tempo deve durar o banho de vapor para alívio da congestão no peito?
Homem respirando o vapor (George Doyle/Stockbyte/Getty Images)

Quanto vapor?

A maioria das recomendações profissionais concorda que os tratamentos de vapor devem durar cerca de 10 ou 15 minutos. As recomendações dizem que você não deve gastar mais do que 10 ou 15 minutos em uma sauna de cada vez por motivos de segurança. Um banho quente não gera a mesma intensidade de vapor, portanto, a duração pode ser um pouco mais. Dois ou três desses tratamentos por dia são recomendados para obter melhores resultados.

 Quanto tempo deve durar o banho de vapor para alívio da congestão no peito?
Mulher respirando o vapor (Stockbyte/Stockbyte/Getty Images)

Crianças e bebês

Para crianças e bebês que sofrem de congestão no peito, alguns médicos recomendam uma ducha no banheiro com a porta fechada. A água deve estar quente o suficiente para embaçar o espelho. Sente-se com a criança no meio do vapor (não vá para o chuveiro) por 10 a 15 minutos de manhã e outra vez antes de dormir para aliviar os sintomas. Os pais também podem dar tapas de leve nas costas da criança — como estimulam o arroto após as refeições — para ajudar a remover o catarro para fora.

 Quanto tempo deve durar o banho de vapor para alívio da congestão no peito?
Bebê doente (BananaStock/BananaStock/Getty Images)

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível