Quanto tempo deve durar uma lâmina de barbear?

Escrito por thomas k. arnold | Traduzido por elisa lacerda de freitas
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Quanto tempo deve durar uma lâmina de barbear?
Quanto tempo deve durar uma lâmina de barbear? (Comstock/Comstock/Getty Images)

Para a grande maioria das pessoas, há regras sobre quando descartar a lâmina de barbear e comprar outra. Ela é usada até que comece a arranhar a pele, e então é jogada fora. Mas há um ciclo de vida definido para ela, assim como técnicas para aumentar sua durabilidade.

Outras pessoas estão lendo

Conceitos básicos da lâmina de barbear

A origem da lâmina de barbear data dos tempos pré-históricos, durante a Idade do Bronze, quando qualquer pedra ou outro objeto pontiagudo encontrado era utilizado. Até o século 20, a maioria dos homens se barbeava com navalhas de aço inoxidável, ainda usadas pelos barbeiros. O primeiro barbeador seguro, onde apenas uma borda fina da lâmina entra em contato com a pele, foi inventado na França no final do século XVIII, mas não foi até cem anos mais tarde, em 1901, que um inventor e empresário estadunidense, King Camp Gillette, desenvolveu uma lâmina de barbear descartável.

Hoje, as lâminas de barbear ainda são feitas de aço, normalmente aço inoxidável. A forma da lâmina é forjada e, em seguida, preenchida antes de ser "exposta a um calor vermelho como uma cereja e instantaneamente mergulhada em água fria", escreveu Henry Chase em "The Wonder Book of Knowledge" (Livro Maravilhoso do conhecimento). "A lâmina é então endurecida à medida que um lado ganha brilho e depois é aquecida em fogo brando, até que a superfície brilhante adquira uma cor de palha (o processo pode ocorrer de maneiras diferentes). Então, ela é mergulhada na água novamente, e depois disso, está pronta para ser lixada e polida".

Quanto tempo deve durar uma lâmina de barbear?

A vida útil de uma lâmina de barbear depende da lâmina, da espessura dos pelos em que é utilizada e da frequência de uso. Uma análise informal de fóruns da Internet e salas de bate-papo descobriu que, em média, uma lâmina usada todos os dias em uma pessoa bem barbeada pode durar duas semanas antes que comece a causar vermelhidão na pele e pelos irregulares, o que indica que é hora de jogar fora.

Por outro lado, no caso de uma lâmina que é usada para raspar uma barba espessa, é melhor descartá-la imediatamente após sua utilização.

Como fazer uma lâmina de barbear durar mais

Oficialmente, não existem recomendações dos fabricantes sobre a forma de prolongar a vida útil da lâmina de barbear. Gegory Karp, que escreve acerca de finanças pessoais para o jornal The Morning Call em Alletown, nos Estados Unidos, tentou escrever um artigo sobre elas, mas ficou frustrado ao buscar obter mais informações. "Gillette e Schink se recusaram a permitir entrevistas com executivos ou funcionários de pesquisa para discutir sobre elas", Karp escreveu em seu artigo, publicado no site do Chicago Tribune. "O máximo que um porta-voz da Gillette disse é que 'os cientistas da Gillette não observaram nenhum dado para evidenciar' métodos para fazer com que as lâminas durem mais. A Shinck não quis fazer comentários". No entanto, os usuários veteranos de lâminas de barbear têm suas técnicas favoritas, incluindo revestir a lâmina com óleo de bebê ou vaselina depois de cada uso, a imersão das lâminas em álcool quando não estiver em uso, guardá-las em um suporte magnético para evitar que deformem ou a secá-las após a utilização - a premissa é de que a água provoca a oxidação, o que resulta em desgastes e corrosão. "Foi realizado um teste quando Clark Howard, advogado do consumidor e apresentador de programas de rádio, usou uma lâmina de 34 centavos por um ano inteiro", escreveu Karp. "Ele disse que prolongou a vida útil da lâmina simplesmente secando-a com uma toalha após cada utilização".

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível