on-load-remove-class="default-font">
×
Loading ...

Como fazer uma eclusa de rio para garimpo

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

No ambiente natural, grãos densos rolando ao longo de um leito de rio concentram-se a jusante de obstruções como rochas e cristas. Os mineiros que prospectam ouro em água corrente aproveitam essa tendência com eclusas. Esses leitos artificiais contêm múltiplas obstruções, chamadas cascatas, a uma pequena distância. Uma quantidade de areia e cascalho, depositada sobre uma eclusa e lavada ao longo de sua extensão pela água corrente, deixará as partículas mais pesadas por trás das cascatas, como na natureza. Uma eclusa simples e caseira, que pode ser construída em uma noite, permitirá que o garimpeiro amador processe a areia e o cascalho consideravelmente mais rápido do que com uma bacia.

Instruções

Embora você possa não encontrar uma pepita como esta na primeira tentativa, uma eclusa caseira pode tornar a prospecção de ouro bem mais rápida (Gold Nugget image by roger from Fotolia.com)
  1. Corte uma ripa de madeira compensada de 30 por 150 cm e duas ripas de 13 por 150 cm.

    Loading...
  2. Parafuse as duas ripas de 13 cm em lados opostos da ripa de 30 cm, para formar uma longa e estreita calha.

  3. Ajuste o bisel da serra a 30 graus e corte uma ripa de madeira compensada de 38 mm de largura e 240 cm de comprimento. Corte oito pedaços de 30 cm dessa tira.

  4. Fixe uma ripa de madeira transversalmente dentro da calha, a 45 cm de uma das extremidades (a superior), com o lado biselado para baixo, de modo que a região angular fique voltada para a extremidade inferior. Fixe as ripas remanescentes a intervalos de 15 cm, inclinadas da mesma forma, para criar as cascatas. Faça furos na ripas, onde serão inseridos os parafusos para madeira, a fim de evitar a fragmentação da madeira compensada. Disponha de ripas extras para substituir cascatas danificadas.

    As cascatas transversais causam turbulência em uma água corrente, da mesma forma que as rochas e cristas em um rio natural (riffle image by Irina Kodentseva from Fotolia.com)
  5. Corte um bloco 5 por 10 cm, de 35 cm de comprimento, e fixe sua extremidade estreita ao fundo da calha, a 15 cm da extremidade superior. Isso cria um apoio, de modo que a eclusa repouse no leito do rio, inclinada a jusante.

  6. Posicione a eclusa em uma corrente de água com a extremidade superior voltada para montante e esvazie uma pá de areia, cascalho e poeira no grande espaço da extremidade superior. Deixe que a água lave o solo através das cascatas. Inspecione cuidadosamente os sedimentos aprisionados sob a saliência das cascatas, procurando por partículas de ouro.

Loading...

Dicas

  • Garimpeiros profissionais fazem eclusas com folhas de metal, que são mais leves, duráveis e fáceis de limpar do que a madeira. Muitas eclusas caseiras usam carpetes industriais ou outros tecidos rugosos entre as cascatas para aprisionar pequenas partículas de ouro.

O que você precisa

  • 19 mm de madeira compensada para ambientes exteriores
  • Serra circular ou serra de mesa
  • Parafusos de 38 mm para madeira
  • Furadeira e brocas
  • Blocos de madeira de 5 por 10 cm

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...