Mais
×

Como economizar a energia da bomba de água da piscina

Atualizado em 17 abril, 2017

Quem possui uma piscina sabe que ela requer uma manutenção razoável. Deve-se mantê-la tão limpa quanto possível, não só por conta de sua aparência, mas também por motivos de saúde. Uma bomba hidráulica de piscina ajuda a filtrar os resíduos de dentro da mesma e distribui mais igualitariamente os reagentes químicos. Contudo, uma bomba também pode gastar muita energia durante o mês e aumentar demais os custos da energia elétrica. Há algumas formas interessantes de poupar a energia gasta por uma bomba e economizar um dinheiro.

Instruções

Uma bomba com 0,75 cavalos de potência serve para a maioria das piscinas residenciais (Swimming pool and pool house image by Jim Mills from Fotolia.com)
  1. Instale um temporizador na sua bomba. Isso permitirá que você monitore exatamente quantas horas por dia a bomba fica ligada. Considere operá-la por não mais que seis horas ao dia. É mais importante mantê-la em funcionamento quando você está adicionando químicos à piscina, como o cloro. Isso os mantêm misturados apropriadamente à água. Não é necessário operar a bomba constantemente durante o dia. Embora ela remova os resíduos, considere usar uma escumadeira para essa tarefa quando ela estiver desligada.

  2. Mude os canos da sua piscina que estão ligados à bomba. Canos que se conectam perpendicularmente -- ou seja, em um ângulo de 90 graus -- aumentam a resistência do fluxo e, assim, aumentam a quantidade de energia gasta pela bomba para manter a água em movimento. Aumentar o diâmetro dos canos e alterar as conexões para 45 graus deve diminuir a resistência no fluxo e minimizar a quantidade de energia usada pela bomba.

  3. Substitua sua bomba por uma mais eficiente energeticamente. Piscinas residenciais não requerem bombas grandes e potentes. Considere substituir sua bomba por uma que funcione a 0,75 cavalo ou menos.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article