×
Loading ...

O ecossistema de uma lagoa de água doce

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Um ecossistema consiste em todas as plantas e os animais vivos, além do ambiente onde esses organismos vivem. Uma lagoa de água doce tem um ecossistema específico relevante ao cenário, e ele é composto de várias plantas, animais aquáticos e até bactérias. Assim como com todos os ecossistemas, cada elemento é dependente dos outros organismos para sobreviver.

Um ecossistema de uma lagoa de água doce inclui plantas, animais, bactérias e ambiente (Ablestock.com/AbleStock.com/Getty Images)

Produtores

Os produtores de um ecossistema de lagoa de água doce incluem as plantas enraizadas ou flutuantes e os fitoplânctons. Eles fornecem nutrientes cruciais para outros organismos do ecossistema. Os lírios d'água são uma planta enraizada comum em muitas lagoas de água doce, principalmente nas criadas pelo homem. Além de fornecerem nutrientes para os outros organismos, essas plantas também fornecem oxigênio. As plantas das famílias Potamogetonaceae e Lemnaceae, além da Caltha palustris, são produtoras comuns em lagoas. Os fitoplânctons crescem em água doce e salgada, e são um dos maiores contribuintes à produção de oxigênio no ecossistema de uma lagoa.

Loading...

Consumidores primários

Os zooplânctons são considerados um consumidor primário no ecossistema de uma lagoa. Eles são um grupo de animais unicelulares e multicelulares flutuantes. O zooplâncton consome o fitoplâncton e é extremamente importante na conexão com a população de peixes de uma lagoa. Ele é incrivelmente pequeno, geralmente invisível ao olho humano.

Consumidores secundários

Os peixes são considerados consumidores secundários em um ecossistema de lagoa porque consomem os zooplânctons, que são consumidores primários. Existem muitos tipos diferentes de peixes em uma lagoa de água doce. O peixe dourado e a carpa são mais comuns em pequenas lagoas de jardim, criadas pelo homem. As lagoas maiores podem conter bagres, achigãs, carpas e vairões. Os peixes geralmente estão no topo da cadeia alimentar de lagoas, a menos que ela contenha tartarugas e patos, também conhecidos como consumidores terciários.

Decompositores e outros elementos

Os produtores e consumidores são os principais elementos de um ecossistema de lagoa, mas outros contribuem para sua ecologia. O sol é uma parte importante do ecossistema, pois sem sua luz, os produtores não existiriam. Os fungos e as bactérias são outro aspecto importante do ecossistema, sendo conhecidos como decompositores. Estes quebram materiais que podem ser usados pelos consumidores, principalmente os zooplânctons.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...