on-load-remove-class="default-font">
×
Loading ...

Ecossistema dos organismos da savana africana

Atualizado em 20 julho, 2017

O ecossistema da savana é encontrado em três continentes: África, América do Sul e Oceania. Desses três continentes, a África tem a maior área de savana, com aproximadamente 13 milhões km². A savana também é conhecida como pradaria tropical devido à vasta distribuição de espécies gramíneas, que unidas a outras características únicas em termos de vida animal e vegetal, formam o ecossistema da savana africana.

Animais herbívoros como as girafas usam seus pescoços longos para se alimentar das folhas das árvores da savana africana (Photodisc/Photodisc/Getty Images)

Chuva e organismos

A savana africana tem duas estações chuvosas separadas por um período de seca. A quantidade de chuva pode variar de 76 a 152 cm dependendo da estação. Essas estações chuvosas e de seca dão suporte ao ecossistema da savana. A vegetação prospera durante a estação chuvosa e os incêndios causados por raios a devastam durante o período de seca. Os incêndios destroem as árvores, mas mantêm a grama que caracteriza a savana.

Loading...

Vida vegetal

A savana africana consiste principalmente de espécies gramíneas, que possuem características únicas para se adaptar ao ambiente seco. Isso inclui folhas estreitas para evitar a perda excessiva de água pela transpiração e raízes profundas para encontrar água nas profundezas do solo. Alguns exemplos dessas espécies incluem milho, trigo e painço. Durante a seca, essas gramas protegem suas sementes no solo, onde ficam até a época de chuva, quando germinam.

Árvores

As espécies de árvores presentes na savana africana estão espalhadas pela pradaria. As principais espécies de árvores incluem acácias, com suas folhas pequenas cobertas de uma substância similar à cera para evitar a perda excessiva de água. Além disso, elas têm raízes longas que conseguem chegar à parte úmida e profunda do solo. O baobá é outra espécie da savana, que possui um tronco largo com casca grossa para armazenar água. Seus galhos quase não têm folhas para evitar transpiração em excesso.

Herbívoros

Os animais herbívoros da savana africana incluem zebras, gnus, girafas e elefantes. Esses animais geralmente pastam em grupos para se protegerem dos carnívoros da pradaria e se adaptam ao ecossistema da savana de várias maneiras. Por exemplo, as girafas, com seus pescoços longos, alimentam-se de folhas de árvores e vida vegetal em locais altos, enquanto as zebras e as gazelas comem a grama do chão. Esses animais geralmente migram de um lugar para outro, o que permite que a vegetação volte a crescer.

Carnívoros e outros animais

Os animais carnívoros que dominam a savana incluem o leão, cães selvagens, chitas e leopardos. Eles se alimentam de herbívoros para sobreviver na savana. Existem detritívoros na savana, como abutres que se alimentam de carcaças. Outros animais, como roedores, são geralmente encontrados em tocas subterrâneas. Insetos, como cupins, fazem suas colônias na vegetação da savana.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...