Mais
×

Eczema em cachorros

Atualizado em 21 novembro, 2016

Eczema é uma doença que acomete vários animais, incluindo cães. Apesar de não ser considerada uma ameaça à vida, causa grande incômodo e nem sempre tem cura, mas pode ser administrada através de algumas orientações veterinárias. Os tratamentos para esta doença não são mais baseados apenas em medicamentos. Pode-se utilizar suplementos alimentares na comida dos cães bem como alterar fatores ambientais.

O eczema é um problema comum em cães (dogs image by lena Letuchaia from Fotolia.com)

Identificação

O eczema é uma doença na qual a pele do animal se torna vermelha, inflamada, áspera e começa a soltar líquido. O fluído liberado pela inflamação acarreta seu espalhamento por uma área maior. Esta doença é uma resposta do organismo do animal à irritações. Alguns dos fatores mais comuns causadores desta irritação são fumaça, pólen, poeira, detergentes, produtos para a pele de animais como xampus ou ingredientes dietéticos. O estresse pode também ser fator causador do eczema.

Sintomas

Comichão e coceira excessiva são sintomas do eczema. Pequenos inchaços podem aparecer, e a coceira pode causar a liberação de fluído. A inflamação excessiva da pele pode levar o cão a se coçar de forma quase que constante. A pele avermelhada se torna rígida e seca, e poderá apresentar rachaduras, causando feridas que liberam mais fluido. As feridas podem também começar a sangrar, principalmente se o animal coçar o local com frequência.

Diagnóstico

O eczema deve ser diagnosticado por um veterinário, que fará uma raspagem na pele e examinará o material das feridas em um microscópio. A amostra é geralmente enviada para um laboratório para confirmação de que as feridas são de fato um eczema, e não algum outro problema como parasitas ou sarna.

Tratamento: Dieta

O eczema pode ser amenizado em um cão através da mudança de sua alimentação. Esta é uma doença geralmente causada por alergia à algum alimento, que leva o cão a se coçar incessantemente. Há várias comidas para cães que omitem certas proteínas em sua composição, e que podem levar à reação alérgica. Comidas de cachorros podem ter diversas fontes de proteínas, como carneiro, pato, frango, peixe e coelho. Uma delas pode ser prescrita pelo veterinário após uma exame no animal.

Tratamento: Corticosteróides

Esta doença é geralmente tratada com corticosteróides, para dar alívio imediato ao cão. Estes medicamentos podem ser aplicados como injeção, e permanecem no organismo dos animais por até seis semanas. Podem também ser administrados por via oral ou tópica. Estes, de uso tópico, dão alivio imediato à coceira, bem como ajudam no processo de cura das feridas. O uso contínuo deste medicamento pode causar diabetes, pancreatite e problemas com a glândula tireoide. Por estas razões, os corticosteróides são geralmente usados por curto período de tempo, e o tratamento é complementado com uma dieta.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article