O que é eczema craquelê?

Escrito por edward j. lamb | Traduzido por luiz carlos de frança júnior
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
O que é eczema craquelê?
O que é eczema craquelê? (skin image by Robert Kelly from Fotolia.com)

Também conhecido como eczema asteatótico, o eczema craquelê faz exatamente o que seu nome indica - desenvolve fissuras na pele seca. A condição ocorre mais frequentemente em idosos, e pode ocasionar hemorragias e infecções. A prevenção é mais eficaz do que o tratamento para este tipo de eczema, mas as fissuras exigem atenção.

Outras pessoas estão lendo

Causas

O eczema craquelê se desenvolve devido ao ressecamento excessivo da pele. Causas ambientais de pele seca incluem: tempo quente, baixa umidade e exposição solar. Disfunção da tireoide também pode levar ao eczema, assim como o uso de sabonetes químicos agressivos, banhos freqüentes ou chuveiros com água quente, e o hábito de nadar em piscinas com muito cloro. A International Eczema-Psoriasis Foundation (Fundação Internacional de Psoríase e Eczema) sugere que o sabão residual na pele, após o banho, também pode desencadear eczema craquelê.

Sintomas

A pele afetada pelo eczema craquelê pode se tornar rachada, seca e escamosa. A ficha técnica da Mayo Clinic descreve a pele com eczema craquelê como um leito de um rio seco, enquanto a Fundação Internacional de Psoríase e Eczema a descreve como se tivesse um aspecto pavimentado. As fissuras podem ser profundas, e as áreas adjacentes podem sangrar, coçar ou tornar-se inflamadas.

Complicações

Fissuras criadas pelo eczema craquelê fornecem uma porta de entrada para bactérias e vírus. Pessoas com eczema craquelê possuem um risco particular de adquirir duas condições: celulite - uma infecção potencialmente fatal das camadas internas da pele - e foliculite, que é inflamação dos folículos pilosos.

Quem manifesta?

Idosos, pessoas de pele clara e indivíduos que se banham em água quente muitas vezes têm mais risco de desenvolver o eczema craquelê.

Tratamento

A aplicação de creme de hidrocortisona sobre a pele ao primeiro sinal de coceira e inflamação pode impedir a pele seca de progredir para eczema craquelê. Uma vez desenvolvido, não deve-se aplicar hidrocortisona, pois isso irá irritar ainda mais a pele lesada e expor sua camada interior. Hidratar as regiões afetadas e evitar as causas do eczema craquelê são as únicas maneiras de resolver a situação. Envolver as áreas afetadas com compressas úmidas, que contêm adstringentes leves, pode manter a pele hidratada constantemente, ao mesmo tempo que mantém a pele fissurada livre de germes. As fissuras podem demorar três ou mais meses para cicatrizar completamente.

Prevenção

A aplicação de óleo de bebê ou hidratantes imediatamente após o banho pode manter a pele livre de ressecamento. Além disso, usar roupas de fibras naturais, possuir um umidificador em sua casa, encurtar o tempo de banho, diminuir a temperatura da água do seu banho e usar produtos de limpeza hidratantes ao invés de sabão pode evitar a formação do eczema craquelê.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível