Edema do tornozelo associado à doença cardíaca

Escrito por jonae fredericks Google | Traduzido por angela spada
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Edema do tornozelo associado à doença cardíaca
Certas afecções cardíacas podem provocar o edema do tornozelo

O edema leve no corpo pode ser uma ocorrência normal e geralmente não produz quaisquer sinais de alerta ou de advertência. Mas a retenção excessiva de líquidos, principalmente nos tornozelos, pode ser um indicativo de perigosas afecções cardíacas. De fato, a maioria dos casos de edema do tornozelo está associada a um tipo de doença cardíaca conhecida como insuficiência cardíaca congestiva, que a American Heart Association informa que afeta 5,7 milhões de americanos.

Outras pessoas estão lendo

O que é exatamente o edema do tornozelo?

Segundo o site Revolution Health, o edema do tornozelo também é referido como edema podal. A afecção é denotada por quantidade excessiva de líquido que se acumula no tecido que circunda os tornozelos e os pés. O edema do tornozelo associado à doença cardíaca também cria uma condição conhecida como edema compressível, que deixa impressões na pele quando se aplica pressão sobre a área inchada.

Por que os tornozelos incham?

O edema do tornozelo é causado por insuficiência cardíaca que está ocorrendo no lado direito do coração. Ao contrário do edema no lado esquerdo do coração, que provoca a drenagem de líquidos para os pulmões, a insuficiência cardíaca congestiva ocorrida do lado direito envia o líquido para as pernas, pés e tornozelos. Segundo o site Quest Diagnostics, o excesso de líquido entra nessas áreas através das veias que se estendem do coração.

Medicações para doença cardíaca

Existem algumas medicações para doença cardíaca que podem causar o inchaço nos tornozelos que, de outra forma, não apresentariam qualquer tipo de edema. Por exemplo, o site Health Central explica que certas medicações anti-hipertensivas, conhecidas como bloqueadores dos canais de cálcio, podem causar um aumento anormal de líquido na área do tornozelo.

Elevação

A elevação tem um papel importante, ajudando a aliviar os sintomas dolorosos e desconfortáveis associados ao edema dos tornozelos. A Blue Cross Blue Shield of Massachusetts recomenda manter os tornozelos inchados elevados acima do nível do coração. Isso pode ser feito usando-se uma pilha de travesseiros ou um calço. Usar meias de compressão e a eliminação do sal da dieta também ajuda. Exercitar as pernas também deve ser considerado, se possível, porque ajuda a devolver o líquido em direção do coração.

Diuréticos

Às vezes, o médico prescreverá uma medicação conhecida como diurético de alça para aliviar o líquido extra acumulado no corpo. No livro Cardiovascular Therapeutics: A Companion to Braunwald's Heeart Disease, o autor Elliot M. Antman explica que os diuréticos de alça ajudam a aliviar o sódio corporal, que pode levar à retenção de líquidos. Mas esses medicamentos têm algumas desvantagens, incluindo a depleção eletrolítica. A depleção eletrolítica é sempre uma preocupação, devendo ser administradas formas suplementares de eletrólitos durante o tratamento com diuréticos.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível