Mais
×

Como editar GIFs no Gimp

Atualizado em 17 abril, 2017

Aprendendo a editar GIFs no GIMP, um programa de manipulação de imagens de fonte aberta, você será capaz de recortar, girar, redimensionar e fazer outras alterações nesse tipo de imagem, encontrada em muitas páginas da Web. Você também pode editar GIFs animados com o GIMP. Ao trabalhar com GIFs, tenha em mente que esse formato só pode utilizar até 256 cores. Se desejar adicionar cores, salve a imagem em um formato diferente, como JPEG ou PNG.

Instruções

    Recortar

  1. Clique no comando "Abrir" do menu "Arquivo", navegue pelo disco rígido até a imagem GIF que deseja recortar e dê duplo clique na mesma. O GIMP carregará o GIF para editar.

  2. Clique no ícone do painel de ferramentas no formato de dois ângulos retos sobrepostos para abrir a ferramenta "Recortar".

  3. Clique no canto superior esquerdo da porção da imagem que deseja salvar.

  4. Arraste até o canto inferior direito da porção a ser salva e solte o botão do mouse. Pressione Enter para redimensionar a moldura no formato da área selecionada.

  5. Clique no comando "Salvar" do menu "Arquivo" para salvar as alterações da imagem.

    Adicionar marca d'água

  1. Clique no ícone no formato da letra "A" do painel de ferramentas para executar a ferramenta "Texto".

  2. Clique na fonte que deseja usar na guia "Opções de Ferramenta", abaixo do painel de ferramentas.

  3. Arraste o mouse sobre a área da imagem onde deseja inserir a marca d'água. O GIMP abrirá uma caixa de diálogo na qual você pode digitar o texto do rótulo.

  4. Digite o texto da marca d'água.

  5. Clique "Fechar" na caixa de diálogo para inserir o texto.

    Editar GIFs animados

  1. Clique no comando "Abrir" do menu "Arquivo", navegue até o GIF animado a ser editado e dê duplo clique no mesmo. O GIMP carregará a imagem, inserindo cada quadro da animação em uma camada individual.

  2. Clique no item da janela "Camadas" que corresponde ao quadro da animação que deseja editar. Por exemplo, se desejar editar o segundo quadro da animação, clique em "Quadro2" na janela "Camadas".

  3. Clique no ícone de pincel no painel de ferramentas se desejar pintar a imagem na camada selecionada. Clique na ferramenta "Borracha", se desejar apagar um elemento da imagem.

  4. Arraste o mouse sobre o quadro para aplicar a ferramenta escolhida no passo anterior. Por exemplo, se escolheu apagar um elemento da imagem, arraste o mouse sobre o mesmo para apagá-lo.

  5. Repita os passos dois a quatro para editar as outras camadas do GIF animado.

  6. Clique no comando "Salvar" do menu "Arquivo". O GIMP exibirá uma caixa de diálogo oferecendo a opção de salvar as camadas da imagem como quadros de animação. Clique nessa opção, que tem o rótulo "Animação", e clique em "OK" para salvar as alterações.

  7. Abra o navegador de Internet e clique no comando "Abrir" do menu "Arquivo" do programa. Navegue até a imagem salva no passo seis e dê duplo clique para exibi-la no navegador.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article