Como editar GIFs no Gimp

Escrito por darrin koltow | Traduzido por liana fernandes
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • E-mail

Aprendendo a editar GIFs no GIMP, um programa de manipulação de imagens de fonte aberta, você será capaz de recortar, girar, redimensionar e fazer outras alterações nesse tipo de imagem, encontrada em muitas páginas da Web. Você também pode editar GIFs animados com o GIMP. Ao trabalhar com GIFs, tenha em mente que esse formato só pode utilizar até 256 cores. Se desejar adicionar cores, salve a imagem em um formato diferente, como JPEG ou PNG.

Nível de dificuldade:
Moderado

Outras pessoas estão lendo

Instruções

    Recortar

  1. 1

    Clique no comando "Abrir" do menu "Arquivo", navegue pelo disco rígido até a imagem GIF que deseja recortar e dê duplo clique na mesma. O GIMP carregará o GIF para editar.

  2. 2

    Clique no ícone do painel de ferramentas no formato de dois ângulos retos sobrepostos para abrir a ferramenta "Recortar".

  3. 3

    Clique no canto superior esquerdo da porção da imagem que deseja salvar.

  4. 4

    Arraste até o canto inferior direito da porção a ser salva e solte o botão do mouse. Pressione Enter para redimensionar a moldura no formato da área selecionada.

  5. 5

    Clique no comando "Salvar" do menu "Arquivo" para salvar as alterações da imagem.

    Adicionar marca d'água

  1. 1

    Clique no ícone no formato da letra "A" do painel de ferramentas para executar a ferramenta "Texto".

  2. 2

    Clique na fonte que deseja usar na guia "Opções de Ferramenta", abaixo do painel de ferramentas.

  3. 3

    Arraste o mouse sobre a área da imagem onde deseja inserir a marca d'água. O GIMP abrirá uma caixa de diálogo na qual você pode digitar o texto do rótulo.

  4. 4

    Digite o texto da marca d'água.

  5. 5

    Clique "Fechar" na caixa de diálogo para inserir o texto.

    Editar GIFs animados

  1. 1

    Clique no comando "Abrir" do menu "Arquivo", navegue até o GIF animado a ser editado e dê duplo clique no mesmo. O GIMP carregará a imagem, inserindo cada quadro da animação em uma camada individual.

  2. 2

    Clique no item da janela "Camadas" que corresponde ao quadro da animação que deseja editar. Por exemplo, se desejar editar o segundo quadro da animação, clique em "Quadro2" na janela "Camadas".

  3. 3

    Clique no ícone de pincel no painel de ferramentas se desejar pintar a imagem na camada selecionada. Clique na ferramenta "Borracha", se desejar apagar um elemento da imagem.

  4. 4

    Arraste o mouse sobre o quadro para aplicar a ferramenta escolhida no passo anterior. Por exemplo, se escolheu apagar um elemento da imagem, arraste o mouse sobre o mesmo para apagá-lo.

  5. 5

    Repita os passos dois a quatro para editar as outras camadas do GIF animado.

  6. 6

    Clique no comando "Salvar" do menu "Arquivo". O GIMP exibirá uma caixa de diálogo oferecendo a opção de salvar as camadas da imagem como quadros de animação. Clique nessa opção, que tem o rótulo "Animação", e clique em "OK" para salvar as alterações.

  7. 7

    Abra o navegador de Internet e clique no comando "Abrir" do menu "Arquivo" do programa. Navegue até a imagem salva no passo seis e dê duplo clique para exibi-la no navegador.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível