Computadores e eletrônicos

Como usar o editor do Vocaloid 2

Escrito por jason savage | Traduzido por lean pereira
Como usar o editor do Vocaloid 2

O Vocaloid consegue emular vozes humanas com incrível precisão

Polka Dot RF/Polka Dot/Getty Images

Vocaloid 2 é um vocalista virtual, ou "sintetizador de voz", produzido pela Yamaha. Em mãos experientes, o Vocaloid 2 pode modelar a voz humana com incomparável precisão. Mesmo que a maioria das vozes para o Vocaloid, estejam em japonês, o número de vozes disponíveis em inglês crescem continuamente. O editor Vocaloid 2 assume a forma de um editor de piano, similar àqueles encontrados em uma variedade de aplicações de sequenciamento de áudio.

Nível de Dificuldade:
Moderadamente fácil

Outras pessoas estão lendo

Instruções

  1. 1

    Abra o Vocaloid 2. Um projeto vazio ou "sequência" se abrirá. Ele aparecerá no formato de "piano" — uma grade na qual as notas podem ser escritas com o mouse. O eixo vertical representa a tonalidade, e o horizontal representa o tempo.

  2. 2

    Ajuste o compasso e tempo de sua sequência vocal. Os mecanismos para fazê-lo estão diretamente acima da área do piano, chamados de "BEAT" e "TEMPO", respectivamente. Dê um clique duplo no valor padrão para inserir um novo em cada campo. Caso os valores padrão lhe sirvam, deixe-os como estão.

  3. 3

    Clique no botão "Pencil Tool" na barra de ferramentas. O cursor do mouse será alterado para parecer um lápis. Use esse cursor para inserir as notas na grade do piano. Clique no ponto da grade no qual a tonalidade e o tempo desejados se encontram. Clicar e arrastar estenderá ou encurtará as notas conforme o necessário. Coloque todas as notas de sua sequência vocal na grade do piano.

  4. 4

    Coloque as letras para as notas que você inseriu. Faça-o selecionando a "Pointer Tool" da barra de menus e dê um clique duplo na primeira nota. Uma caixa de texto aparecerá sobre a nota. Digite a letra — normalmente uma palavra ou sílaba — e pressione Enter. Faça-o para cada nota na sequência.

  5. 5

    Clique no botão "Phoneme Transformation" na barra de ferramentas. Isso converterá as letras que você inseriu em dados fonêmicos que o Vocaloid 2 pode interpretar.

  6. 6

    Adicione efeitos de modulação, vibrato e pitch-bending para fazer com que o som da voz pareça mais "humano". Selecione "Icon Palette" a partir do menu "View". Uma janela exibindo uma variedade de opções de modulação aparecerá. Arraste e solte os efeitos desejados sobre as notas.

  7. 7

    Pressione "Play". Ouça cuidadosamente a sequência à medida em que é executada. Fazer com que a voz soe o mais "humana" possível, geralmente, requer o ajuste de diferentes efeitos e parâmetros de modulação.

  8. 8

    Experimente. Além dos passos básicos já delimitados, criar uma sequência vocal que você aprecie é uma questão de gosto. Tente diferentes ajustes de modulação e efeitos ou aplique efeitos externos como reverb ou delay. Quando você tiver criado uma sequência que lhe agrade, exporte-a no formato WAV selecionando "Save" no menu "File". Você pode agora importar sua sequência vocal para o sequenciador ou para um aplicativo de mixagem de sua preferência.

Mais galerias de fotos

Comentários

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2014 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media