on-load-remove-class="default-font">
×
Loading ...

Edredom natural versus sintético

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Há várias opções a considerar quando compramos roupa de cama. O edredom é um dos itens mais importantes e funciona como o cobertor principal, cobrindo os lençóis e nos aquecendo à noite. O edredom de penas e o sintético são duas opções na hora da compra, e é importante saber a diferença entre eles.

O edredom espesso é uma das peças mais importantes para mantê-lo aquecido à noite (Goodshoot/Goodshoot/Getty Images)

Básico

O edredom natural é fabricado com penugem de ganso, aquelas penas macias e minúsculas, sob as maiores. Esta penugem é vista em pintinhos antes de desenvolverem as penas normais. Em um edredom, a pena fornece insulação, mantendo a pessoa aquecida como faria com a ave. O edredom sintético é feito de fibra artificial, de poliéster ou liocel em longas meadas ou em pedacinhos mimicando a penugem. As longas meadas sintéticas são mais duráveis, mas a penugem miúda aquece mais.

Loading...

Alergias

Alguns edredons de baixa qualidade podem causar alergias em algumas pessoas. A penugem de ganso costuma ter alérgenos do pó removidos através de lavagem profissional ainda na fábrica. Já o edredom sintético é fabricado em um ambiente estéril, sendo quase sempre hipoalérgico.

Resistência à água

O edredom sintético repele a água melhor do que o natural de penas e é mais fácil de secar, podendo ser lavado na máquina. O natural de penas é difícil de secar, sensível a detergentes e não deve ser lavado nem seco na máquina. Deve ser lavado por lavanderias profissionais, a seco ou com detergentes suaves.

Custo

O edredom sintético é bem mais barato do que o natural. O sintético pode ser produzido em fábricas em grandes quantidades, enquanto que o natural é retirado de aves aquáticas. O uso das penas é um processo mais caro, exigindo mão-de-obra especializada e a criação das aves. Assim sendo, o natural pode custar quase o dobro do sintético.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...