Efeito do abuso de drogas no sistema respiratório

Escrito por tracii hanes | Traduzido por guilherme ferreira
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Efeito do abuso de drogas no sistema respiratório
O consumo de tabaco aumenta o risco de doenças respiratórios em usuários de droga (Image by Flickr.com, courtesy of bachmont)

O abuso de drogas pode prejudicar muitas partes do corpo, inclusive o sistema respiratório. Enquanto fumar é uma causa conhecida de doenças do pulmão, injetar drogas pode levar a condições respiratórias também de risco de vida. Evitar o abuso ou escolher um método alternativo de administração pode ajudar a reduzir os riscos de dano respiratório severo.

Outras pessoas estão lendo

Os perigos de fumar

Usuários de droga que escolhem fumar como via de administração correm um grande risco de ter problemas respiratórios. Fumar aumenta o risco de infecções crônicas ou sérias no pulmão não importando a substância fumada, de acordo com o Instituto Nacional de Abuso de Drogas dos EUA. A fumaça quente irrita as vias respiratórias e prejudica cílios de epitélio, que são protetores dos pulmões, o que resulta em uma diminuição na resistência de infecções como a pneumonia e a bronquite.

Enquanto o tabaco tem sido conhecido por causar problemas respiratórios sérios, ele pode ser ainda mais prejudicial combinado com o uso de outras substâncias. Pessoas que fumam tabaco e maconha correm um risco maior de desenvolver doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC) do que quem fuma apenas uma das substâncias, de acordo com um estudo publicado no "Canadian Medical Association Journal" (Periódico da Associação Médica Canadense, em tradução livre) pelo Dr. Wan C. Tan em 2002. O mesmo parece ser verdade sobre o tabaco e a cocaína. Usuários de cocaína e tabaco possuem danos nos cílios maiores do que os causados por qualquer uma das substâncias sozinhas.

Riscos de injeção

Fumantes não são as únicas pessoas em risco de doenças pulmonares causadas pelas drogas. Quem injeta droga pode contrair uma doença séria de pulmão chamada talcose, na qual silicato de magnésio se acumula nos pulmões causando complicações como enfisema, fibrose pulmonar e câncer. Pílulas como metilfenidato (ritalina) contém silicato de magnésio como liga e às vezes são derretidas e injetadas por usuários de droga -- uma prática perigosa que pode resultar em complicações respiratórias e morte. Por causa da sua textura e aparência similares, o silicato de magnésio também pode ser usado para fabricar drogas de rua como cocaína e heroína.

Aproximadamente 5% dos usuários de drogas intravenosas que injetam pílulas farmacêuticas desenvolvem doenças causadas pelo silicato de magnésio, de acordo com o estudo apresentado nos centros de procedimentos médicos da Universidade de Baylor pelo Dr. William Clifford Roberts em 2002.

Riscos a longo prazo

Problemas respiratórios causados pelo abuso de drogas podem ser passageiros como a bronquite ou permanentes como o enfisema. Riscos respiratórios a curto prazo incluem aumento de tosse, dispneia e talcose. A SDRA (síndrome da dificuldade respiratória em adultos) -- uma doença potencialmente fatal na qual fluidos vão para os pulmões -- pode ser causada por overdose de droga ou inalação de fumaça e vapores nocivos.

Riscos associados com o abuso de droga frequente ou prolongado incluem dano nos cílios do epitélio do pulmão, DPOC, câncer de pulmão e infecções crônicas como bronquite. Em casas extremos, o transplante de pulmão pode ser a única opção de sobrevivência. Quem desenvolve câncer de pulmão ou enfisema geralmente tem opções limitadas de tratamento e tempo de vida reduzido.

Prevenção e solução

A única maneira 100% eficaz de evitar problemas respiratórios causados por drogas é a abstenção. Quem usa drogas pode reduzir os riscos de talcose e outros problemas evitando injetar pílulas farmacêuticas e drogas de rua.

Parar de fumar ou diminuir a quantidade também pode prevenir os problemas causados pelo fumo no sistema respiratório. Quem fuma tabaco e outras substâncias pode diminuir os riscos de problemas no pulmão parando com o tabaco.

Aviso

Muitos problemas respiratórios causados pelo abuso de drogas podem ser fatais se não tratados no começo. Se você tiver problemas para respirar, dor no peito ou catarro com sangue, procure um tratamento médico emergencial imediatamente para evitar consequências de risco de vida.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível