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O efeito das atitudes do funcionário no ambiente de trabalho

Atualizado em 23 março, 2017

Por vezes, as atitudes dos funcionários afetam a produtividade, ainda que eles não percebam isto. Embora as atitudes positivas possam gerar um aumento na produtividade, as atitudes negativas podem ter o efeito contrário.

Funcionário feliz é funcionário produtivo (Comstock Images/Comstock/Getty Images)

Fatores de atitude

A atitude do funcionário não está relacionada somente com o quanto ele ganha ou a posição que ocupa na empresa. Enquanto algumas influências são internas ao ambiente de trabalho, como quais recursos o funcionário tem à disposição ou as pessoas que trabalham com ele, outros fatores são provenientes de sua vida privada.

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Funcionários com atitudes positivas

Funcionários com atitudes positivas promovem a produtividade dentro do ambiente de trabalho. Quando um funcionário sente-se bem com seu trabalho e realmente gosta do que faz, ele sente vontade de terminar suas tarefas dentro do prazo e dá o melhor de si na execução das atividades.

Funcionários com atitudes negativas

Além de causarem um efeito negativo na produtividade e saúde dos funcionários, as atitudes negativas são contagiantes. Outros funcionários, identificam, rapidamente, a atitude do colega e passam a agir de forma negativa também.

Espírito de equipe

As atitudes do grupo podem afetar drasticamente a produtividade no ambiente de trabalho. Supervisores capazes de promover o espírito de equipe entre os funcionários, colherão, provavelmente, os benefícios de ter um time que realmente deseja trabalhar em equipe para o bem da empresa, resultando no aumento da produtividade.

Variações

Nem sempre atitudes positivas são traduzidas em alta produtividade, e vice versa. Um funcionário com atitudes negativas sobre alguma coisa pode na verdade se tornar mais produtivo na tentativa de superar o que está lhe incomodando. Da mesma forma, um empregado com atitude positiva pode produzir menos por vários motivos, como por exemplo, quando se distrai com fofocas e reclamações sobre o ambiente de trabalho. Em geral, no entanto, as atitudes positivas resultam em aumento da produtividade, enquanto as negativas a diminuem.

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Referências

Recursos

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