O efeito das "bombinhas" para asma nos testes de bafômetro

Escrito por violet mabe | Traduzido por caroline neri
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
O efeito das "bombinhas" para asma nos testes de bafômetro
A bombinha para asma pode causar alterações no teste do bafômetro (J. Pelkonen)

O observatório da lei e outras autoridades comumente medem o nível sanguíneo de álcool dos suspeitos usando o bafômetro ou teste de nível alcoólico com bafômetro. A leitura de um teste de bafômetro pode dizer se você irá perder ou não sua carteira de motorista ou passar um tempinho na cadeia. Se você utilizar uma bombinha para asma ou para outros problemas respiratórios, contudo, um teste de bafômetro pode causar uma leitura positiva falsa, mesmo que você não tenha consumido nenhum tipo de bebida alcoólica. Se tiver bebido um pouco, usar a bombinha pode aumentar o nível alcoólico na leitura do teste por um tempo depois do uso.

Outras pessoas estão lendo

Como o bafômetro funciona

Atualmente, a maioria dos bafômetros usam um método chamado espectroscopia de infravermelho. Quando você respira no bafômetro, o aparelho capta o fôlego em uma câmara de amostra pequena, onde feixes de raios infravermelhos penetram. Quaisquer compostos que contêm um grupo metila em sua estrutura química presentes em seu hálito, como o álcool, não absorvem tanta energia infravermelha. O bafômetro mede a quantidade de energia absorvida. Quando você ingere bebidas alcoólicas, um pouco do álcool é absorvido pela corrente sanguínea. Seus pulmões soltam uma quantidade muito pequena quando você respira. Para cada parte de álcool encontrado em sua respiração, existem 2.100 partes de álcool no sangue. Assim, a fim de converter a quantidade de compostos de álcool em seu hálito em um nível de álcool no sangue, a leitura do bafômetro é multiplicada por 2100.

O efeito das "bombinhas" para asma nos testes de bafômetro
Outras substâncias podem afetar a leitura do bafômetro

Interferentes

Medir o nível de álcool no sangue com um teste de bafômetro causa problemas porque muitos outros compostos além do álcool etanol conter um grupo metilo. Inaladores para asma, um culpado muito comum, por vezes, contêm 30 por cento ou mais de álcool que não é absorvido para a corrente sanguínea, mas é usado como um agente propulsor. O albuterol, o ingrediente ativo em muitos inaladores para a asma, contém também um grupo metilo e pode provocar uma leitura positiva falsa no bafômetro.

O efeito das "bombinhas" para asma nos testes de bafômetro
Interferentes afetam o resultado do teste

Duração do efeito

Nos últimos anos, os resultados do teste bafômetro ficaram em discussão em processos judiciais devido a resultados falsos causados ​​por interferentes. Em alguns lugares, como em Illinois, nos EUA, as leis relativas aos testes de bafômetro foram alteradas para adicionar proibições da ingestão de quaisquer substâncias estranhas 20 minutos antes de fazer o teste, a fim de reduzir os resultados falsos. Um estudo feito em 1998 publicado na revista Proceedings, da Sociedade de Farmacologia Ocidental revelou que os indivíduos que não bebem e usaram a bombinha tiveram leituras registradas de até 0,120 em um teste de bafômetro, enquanto as leituras voltaram para 0,0 após seis minutos. No entanto, em indivíduos que ingeriram um pouco de álcool, a influência do inalador em contagens bafômetro continuou após os 20 minutos. Os investigadores recomendam que, se o sujeito usou algum medicamento, o teste não deve ser feito e sim um teste de álcool por exame de sangue para substituir.

Outros interferentes

Novos tipos de bafômetros que estão entrando mercado agora podem identificar com mais precisão apenas o álcool etanol nos testes. No entanto, se você foi parado pela polícia e pedirem para que você faça um teste de bafômetro, recuse-se a fazê-lo e solicite um exame de sangue em vez correr o risco de ser exposto a qualquer uma dessas possíveis fontes de leituras falsas: inaladores para asma; forte bochecho com anti-bacterianos bucais nos últimos 10 minutos; adesivo dental, limpadores de prótese dentária, solventes industriais (o que pode incluir pessoas que trabalharam com substâncias como verniz ou similares por vários dias, pois estas substâncias podem ser absorvidas pela pele). Além disso, se você é diabético e tem baixo nível de açúcar no sangue, você pode ter acetona em seu sangue. Se você fumar ou tiver fumado muito, um bafômetro pode descaracterizar o acetaldeído dos cigarros.

Falta do ponto decimal

Sobre o caso original concluído em 1990, que fez o teste de bafômetro legalmente admissível, um especialista afirmou que a taxa de erro para as máquinas em seu teste foi de 2,3 por cento. No entanto, uma análise posterior dos dados revelou a taxa de erro como sendo de 23 por cento, um erro significativo que pavimentou o caminho para a aceitação generalizada de confiança equivocada no teste do bafômetro. Se você encontrar-se em uma situação em que tiver que fazer o teste, deixe que os investigadores saberão de todos os fatores que podem afetar os resultados do teste. Se você tiver dúvidas sobre as implicações legais em um caso em que você sofra com a ação dos interferentes no resultado do teste de bafômetro, entre em contato com um advogado local.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível