Efeito Kodachrome

Escrito por linda johnson | Traduzido por barbara silva
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Efeito Kodachrome
É muito complicado emular o efeito Kodakchrome? (Ablestock.com/AbleStock.com/Getty Images)

Fotógrafos apreciam o aconchego e a riqueza do efeito Kodachrome, essa aparência technicolor das fotos antigas captadas em filmes Kodachrome que não estão mais disponíveis. Não é fácil encontrar essa aparência no mundo fotográfico digital de hoje. Até Paul Simon cantou: "Mamãe não leve o meu Kodachrome embora" [em inglês: “Mama don't take my Kodachrome away”]. Felizmente, através da magia do Photoshop, o uso de plug-ins (módulos de extensão), ou das configurações das câmeras Kodak atuais disponíveis, você pode emular, senão duplicar, o efeito Kodachrome em fotos digitais.

Outras pessoas estão lendo

LAB Color Space no Photoshop

Sob o cabeçalho da imagem na barra principal de ferramentas do Photoshop, clicar em "Modo" ["Mode" em inglês] disponibilizará algumas opções conhecidas, como os espaços de cor RGB e CMYK. Outra opção é o espaço de cor LAB, que permite fazer uma correção rápida para simular o Kodachrome. No LAB, você trabalha com três canais, sendo "L" o canal de leveza, "A" o controle do verde e do magenta na imagem e o canal "B" o controle do azul e do amarelo. Isso permite que o ajuste da claridade da imagem seja feito separadamente dos ajustes de cor. Nos espaços de cor RGB e CMYK a cor e claridade não são separados, dificultando o clareamento ou a alteração da cor sem afetar o resto da imagem.

Plug-ins para efeito Kodachrome

Para repetir rapidamente a aparência do filme Kodachrome, considere o plug-in que funciona dentro do Photoshop, tal como "Alien Skin Exposure 3". Ele tem mais de 500 pré-definições com efeitos diferentes e ainda permite a tentativa de criação da granulação associada com certos filmes. "Alien Skin Exposure 3" da Alien Skin é um sistema de efeito do plug-in para Photoshop, elementos para Photoshop e Lightroom. Enquanto o custo é um pouco alto para amadores - o preço de tabela é de cerca de R$ 500,00 - este plug-in é obrigatório para aqueles que desejam imitar rapidamente a aparência de um filme "real". Com mais de 500 pré-definições, o maior problema que os fotógrafos vão enfrentar, com este aplicativo, é decidir qual o efeito que eles desejam usar. O editor de imagens gratuito GIMP pode fazer, por conta própria, muita coisa com imagens e sua natureza extensível permite que faça muito mais, de transformações bizarras a algoritmos personalizados. O blog de tecnologia tech Zilo oferece uma lista conveniente de mais de 40 plug-ins gratuitos que cobrem ferramentas de muitos entusiastas da fotografia, usando redução de ruído e remoção de olhos vermelhos; e para web designers, utilizando funcionalidades Anti-Aliasing (tipo de filtro, presente principalmente em jogos, que aumenta a ilusão de que uma imagem é “lisa”) e "salvar para web", que iriam achar especialmente úteis. Pelo menos alguns dos plug-ins para filme tentam criar a granulação associada com filmes diferentes.

Kodak EasyShareCamera digital com a definição Kodachrome

As câmeras digitais Kodak Easy Share agora possuem filtros e configurações que permitem adicionar efeitos clássicos à sua fotografia. Mesmo sendo os efeitos digitais, eles simulam a aparência de fotos tiradas em filmes Kodachrome e Ektachrome.

Quando usar o efeito Kodachrome

O efeito Kodachrome é desejável em fotos em que você quer ter um visual de ótima qualidade. Ele torna as cores quentes, vivas e mais reais do que na vida. O efeito Kodachrome pode aumentar a qualidade de qualquer foto ou instantâneo, dando-lhe cores intensas que ainda controla para ter aparência natural e uma nitidez que parece real, mas não sem vida. Naturalmente, os efeitos criados no Photoshop, derivados de plug-ins ou efeitos digitais da câmera, não são tão surpreendentes como os resultados de filmes Kodachrome verdadeiros, mas podem ser bastante eficazes.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível