Efeito de luzes coloridas no crescimento de plantas

Escrito por kate carpenter | Traduzido por thomas m. do n. ghadban
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Efeito de luzes coloridas no crescimento de plantas
Planta crescendo com a luz do sol (Thue, Wikimedia Commons)

Plantas crescem com a luz do sol, obviamente, mas dentro de casa elas terão dificuldade para crescer com efetividade. O alcance das cores das lâmpadas do interior da sua casa podem, muitas vezes, impedir o crescimento de suas sementes. Encontrar a combinação correta da cor das luzes é complicado, o que faz muitos levarem as plantas para fora de casa.

Outras pessoas estão lendo

Plano de fundo

Muitas crianças fazem experimentos dos efeitos da luz no crescimento das plantas cobrindo as sementes com papel celofane colorido. Esta é uma forma ineficiente de medir os efeitos das cores nas plantas, porque o papel celofane apenas limita a quantidade de luz que chega até a planta, ao invés de reduzir o espectro de luz para a cor do papel.

A NASA, por outro lado, vem fazendo vários experimentos com o crescimento de plantas com um espectro de cores limitados, demonstrando o real impacto das cores da luz no crescimento das plantas.

Cores da luz

Em condições de crescimento normal, com o sol como fonte de luz primária, as plantas recebem o espectro de cores completo, que pode ser dividido em vermelho, laranja, amarelo, azul, anil e violeta.

Luzes fluorescentes tem bastante azul, enquanto lâmpadas incandescentes oferecem um maior alcance no espectro de luzes, com ênfase no vermelho e laranja.

Usando diodos emissores de luz, chamados de LEDs, podemos escolher apenas uma onda de cor emitida, como, por exemplo, azul, vermelho e verde.

Efeitos

Nos experimentos feitos pela NASA, cientistas focaram em uma combinação de LEDs azul e vermelho, porque estas são as ondas de luz mais importantes para o crescimento das plantas.

A NASA usou uma combinação dos LEDs azul e vermelho para cultivar rabanetes e alfaces, e eles cresceram normalmente, porém, com uma exceção: as folhas se tornaram acinzentadas, mas o gosto era normal.

A diferença de cores foi devido a falta de luz verde. LEDs verdes podem ser adicionados para a planta ter sua cor normal.

Razões

A luz do sol contém o espectro completo de cores, mas as plantas só usam particularmente o azul e o vermelho para seu crescimento e produção. A onda azul tem um papel crucial na fotossíntese, no crescimento da planta e folhas. Quando combinada com o azul, as ondas vermelhas são importantes para o crescimento das flores.

Plantas não precisam das ondas verdes, porém elas refletem essa cor, e esse é o porquê delas serem verdes. As plantas que cresceram sem a luz verde tinham o mesmo gosto das plantas normais, mas se elas tem o LED verde adicionado, elas vão parecer plantas normais também.

Significância

Saber em quais condições as plantas crescem em locais fechados não é só o tipo de coisa que interessa a fazendeiros e jardineiros, é também de grande importância para programas espaciais como a NASA. Lâmpadas, como as florescentes e incandescentes, produzem muito calor e requerem muita energia para serem usadas com eficiência no espaço. LEDs, por outro lado, apenas provêm luz, fazendo-as ideias para o crescimento de comida fresca no espaço enquanto usando poucos recursos.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível