Saúde

O efeito de pílulas anticoncepcionais na gravidez

Escrito por stephanie puckett | Traduzido por débora sousa
O efeito de pílulas anticoncepcionais na gravidez

Conheça a opinião de profissionais acerca dos efeitos da pílula na gravidez

Bianca de Blok

Mesmo tomando pílulas anticoncepcionais, ainda há aquele medo de engravidar. Muitas mulheres questionam quais efeitos as pílulas anticoncepcionais terão sobre o bebê, caso estiverem grávidas. Uma grande porcentagem tomam pílulas anticoncepcionais regularmente, sem saber que estão grávidas. Pesquisadores responderam acerca dos efeitos dos anticoncepcionais sobre o feto.

Outras pessoas estão lendo

Efeitos

Existem vários tipos de métodos anticoncepcionais para evitar a gravidez, incluindo os métodos hormonais e não hormonais. Ambos têm 97% e 98% de chance de não engravidar, se tomados regularmente. Infelizmente, é fácil esquecer de tomar um comprimido, o que pode resultar em gravidez. Pesquisadores concluíram que não há efeitos comprovados sobre o feto quando se toma o anticoncepcional. No entanto, é recomendado parar de tomá-lo, se estiver grávida.

Hormônios

Os hormônios encontrados em contraceptivos são conhecidos como estrogênio e progesterona. A pílula combinada utiliza uma combinação de ambos os hormônios para evitar a gravidez, enquanto que a minipílula usa apenas progesterona. Não está provado que algum desses hormônios causem efeitos nocivos sobre o feto. Se estiver grávida e tiver tomado o anticoncepcional durante a gravidez, ele não prejudicará o feto.

Pesquisas

Pesquisadores realizaram um amplo estudo sobre os efeitos dos hormônios artificiais (estrogênio e progesterona) durante a gravidez. Não foram encontrados resultados conclusivos ligando defeitos congênitos ou abortos a esses hormônios. Embora não exista uma relação válida entre o estrogênio e a progesterona e complicações na gravidez, ainda há uma pequena chance de que os hormônios podem estar relacionados.

Testes de gravidez

Se você acha que pode estar grávida, é recomendado fazer um teste de gravidez. As pílulas anticoncepcionais não têm efeito sobre a precisão dos testes de gravidez. Eles são 99% eficazes após a primeira ou segunda semana em que sua menstruação estiver atrasada, independentemente se você estiver tomando métodos contraceptivos hormonais ou não hormonais.

Pílulas do dia seguinte

Se esquecer de tomar um comprimido e não deseja engravidar, deve-se tomar uma pílula do dia seguinte. Isso diminuirá as chances de engravidar até 72 horas após a pílula esquecida. Infelizmente, os chamados contraceptivos de emergência não funcionarão se você já estiver grávida.

Aviso

Ao tomar pílulas anticoncepcionais, você deve estar ciente de que os antibióticos reduzem significativamente a eficácia dos contraceptivos. Se estiver tomando algum antibiótico enquanto estiver tomando um anticoncepcional, procure utilizar outra forma de contraceptivo, como preservativos ou espermicidas. Se já tiver tomado antibióticos ao mesmo tempo em que toma a pílula, sem o uso de outro método anticoncepcional, deve-se fazer um teste de gravidez, caso a menstruação atrase. Aumentar a quantidade do anticoncepcional não diminuirá as chances de engravidar, nem interromperá a gravidez. Se estiver tomando antibióticos ou esquecer uma pílula, siga as orientações que o seu médico deu para evitar uma gravidez indesejada.

Não deixe de ver

Comentários

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2014 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media