×
Loading ...

Efeito de reboco falso usando rejunte

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

O acabamento tradicional em reboco é um processo cuidadoso, que cria um acabamento texturizado de alta qualidade. O reboco falso usa o rejunte e esta se tornando novamente popular, devido a sua facilidade e baixo custo. Os dois principais métodos de aplicar cor ao acabamento são: misturar o corante no composto ou acrescentar a cor depois que o rejunte secar.

Compre sacos de rejunte ao invés de placas de drywall (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Propriedades do rejunte

Misture o pó do rejunte com água para criar uma massa branca e suave. Certifique-se de ler as instruções do pacote para garantir a proporção correta. Essa massa deve ser mais ou menos espessa, parecida com a camada base da drywall, use a consistência que você considera confortável para espalhar. O rejunte pode precisar de um dia ou dois para secar, depois de aplicado; o tempo aumenta com a espessura da massa.

Loading...

Colorindo o rejunte

Acrescente tinta látex ou corante alimentar na massa úmida até que fique cerca de dez vezes mais escuro que o tom desejado, quando ele secar, o tom tende a ficar mais claro. Esse processo elimina um passo adicional de lavagem, mas preste atenção para quanto de tinta você irá colocar. É melhor ir devagar ao colocar as cores, e certifique-se de anotar o quanto você adiciona no caso de precisar fazer uma segunda vez.

Criando a superfície

Use uma espátula para criar uma superfície relativamente plana de massa na parede. A perfeição é irrelevante, pois o próximo passo é criar a textura. Use qualquer implemento à mão, como uma esponja ou pente, para criar curvas, vincos e picos ou outras texturas com padrões simples. Seja criativo, duas paredes não devem ser iguais, e essa diferença faz parte do apelo estético.

Lavando a parede

Depois que a parede estiver completamente seca, sele com duas camadas de selante e deixe secar. Use um pincel grande para aplicar a cor; você também pode adicionar um segundo tom mais claro, para contraste. Certifique-se de limpar o pincel entre as duas camadas. Como a superfície não é homogênea e cria sombras, a lavagem dá um bom efeito e tende a atenuar as imperfeições. Lavar ao invés de colorir a massa permite uma maior liberdade artística.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...