Qual o efeito do retinol no rosto?

Escrito por rochelle connery | Traduzido por agatha lopes
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Qual o efeito do retinol no rosto?
Efeitos do retinol no rosto (Jupiterimages/Pixland/Getty Images)

Há muitos produtos faciais formulados com retinol, incluindo os cremes contra o envelhecimento da pele, soluções de prevenção para acnes e para reparação de rugas. O site RetinolSkinCare.org descreve o retinol como uma forma ativa da vitamina A projetada para rejuvenescer a pele, bem como melhorar a aparência. Se você pretende manter a sua pele jovem, livre-se ou previna-se de rugas e acnes. Um produto à base de retinol pode ser um caminho a ser seguido para que isso ocorra.

Outras pessoas estão lendo

Benefícios do retinol para o rosto

Os médicos da Mayo Clinic supõem que o retinol melhora as rugas e a aparência da pele de pessoas mais velhas; eles também citam a vitamina A como um tratamento para a acne, embora ela deva ser usada em pouca quantidade e nunca em mulheres grávidas ou em fase de amamentação. Em geral, o retinol trabalha para desobstruir os poros, engrossar tecidos e aumentar a nutrição das células do sangue, o que melhora a aparência facial como um todo.

Retinol em cremes contra o envelhecimento

O Dr. G. Todorov diz que quantidades suficientes de retinol podem melhorar significantemente a aparência e a pele de uma pessoa. Ele adverte que nem todos os produtos de retinol são iguais, por isso é importante avaliar os efeitos das diferentes dosagens de retinol em cada pele; é aconselhável começar o tratamento com um produto de dosagem leve de retinol, pois produtos mais pesados podem causar irritação na pele.

Tretinoína (Retin-A) para acne

Alguns médicos prescrevem creme de tretinoína (vendido sob o nome de Retin-A) como um tratamento para acne. Embora pequenas quantidades desse produto sejam muito eficazes, usar mais do que os valores nominais por dia pode fazer a pele ficar com um aspecto escamoso, desidratar as células e gerar uma superprodução de acne. O site InhousePharmacy.com adverte que vermelhidão, coceira e pele seca ocorrerão se houver uso em excesso e você não vai mais ter bons resultados com o uso desse medicamento. De acordo com o SmartSkinCare.com, algumas pessoas confundem retinol com Retin-A. Apesar de ambos possuírem o ácido retinoico, eles não são o mesmo produto.

Cremes para acnes compostos com retinol

Uma menor concentração de retinol pode ser encontrada em alguns cremes para acne, a maioria dos quais apenas dermatologistas e médicos estão autorizados a administrar ou prescrever. Esses compostos ressecam menos a pele e podem ser aplicados em toda superfície do rosto, não só nas partes afetadas com a acne. Esses são comumente os mesmos tipos de cremes oferecidos aos pacientes que procuram tratamento contra envelhecimento e rugas.

Inconveniências do retinol

Uma das principais desvantagens do retinol é o preço. Embora ele normalmente realize um trabalho eficiente, dando à pele a capacidade de esticar e produzir novas células para substituir as rugas e as partes ressecadas, ele vem com um custo. Muitos produtos de retinol podem custar mais de R$ 111,00 por mês, principalmente se precisarem de uma prescrição médica.

Efeitos colaterais do retinol

Há certas propriedades da vitamina A que causam níveis de toxicidade prejudiciais se estiverem em alta dosagem. Médicos da Mayo Clinic dizem que as grandes quantidades de vitamina A no retinol podem trazer danos ao fígado e aos olhos, cansaço e vômitos. Sempre use o produto em pequenas quantidades.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível