×
Loading ...

Os efeitos de abusos entre irmãos

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Frequentemente, é possível escutar os pais dizendo que "é apenas rivalidade entre irmãos", quando conversam sobre brigas entre seus filhos. Infelizmente, o que muitos querem minimizar é a violência e a perseguição real que ocorre entre irmãos e irmãs. Efeitos devastadores podem acontecer com crianças que são sujeitas à abusos emocionais, físicos ou sexuais. Essas crianças podem se tornar introvertidas, agressivas e até abusar de outros. Os efeitos começam com o abuso e podem continuar pela vida adulta.

O abuso entre irmãos pode resultar em distanciamento físico e emocional (Steve Baccon/Digital Vision/Getty Images)

Isolamento

As crianças que sofrem abuso, frequentemente, começam a se isolar. O programa de saúde da Universidade de Michigan relatou que um sinal comum que ela está sendo abusada é quando ela evita a presença de seu irmão abusivo. A criança talvez evite todas as outras e também adultos que tenha medo de ser agressivo. Por exemplo, ele se afasta de qualquer um que fale alto porque associa essa característica ao abuso.

Loading...

Agressão

A agressividade mostrada por um irmão ou irmã abusivo pode fazer com que a vítima se torne violenta. É natural uma criança querer reagir ao ser empurrada, socada, mordida, atacada com uma arma ou abusada de outra forma física. Embora ela possa sentir medo da pessoa que ela vê sendo mais forte do que ela, ela pode procurar alguém mais fraco.

Problemas para dormir

Todos sabem que é difícil dormir quando temos problemas no nosso dia a dia, e isso é válido para as crianças também. Uma criança que é vitima de abuso de um irmão pode passar por mudanças nos padrões do sono. Ela talvez não queira ir para a cama a noite, queira dormir na cama dos pais ou peça para dormir no sofá. Isso é ainda mais comum se ela dividir o quarto com o irmão. As vítimas frequentemente têm pesadelos também.

Falta de autoestima

É difícil manter uma autoestima quando alguém da sua família frequentemente humilha você, te bate ou tira vantagem de você sexualmente. As crianças que são tratadas com violência pelos irmãos geralmente não possuem autoestima. Ela pode sentir que não é merecedora de ser tratada justamente ou que é uma pessoa má que merece os abusos.

Atitudes sexuais

De acordo com o Sasian (Informações e Respostas Sobre o Abuso Entre Irmãos), as crianças que foram abusadas sexualmente por um irmão são suscetíveis à atitudes sexuais. Isso pode ser um comportamento promíscuo ou tipos de condutas sexuais extravagantes. Os pais devem observar cuidadosamente suas crianças em busca desses sinais e procurar um conselheiro familiar profissional se tiver acontecido.

Depressão

As crianças que foram abusadas por um irmão ou irmã frequentemente desenvolvem depressão. A criança não é apenas infeliz ou está tendo um dia ruim, ela na verdade desenvolve depressão psicológica verdadeira que exige um tratamento profissional. Os sinais de depressão são tristeza, irritabilidade, mudanças nos hábitos alimentares e ao dormir, também é possível que não sintam vontade de aproveitar atividades que gostavam antigamente. Consulte um conselheiro de saúde mental se o seu filho mostra qualquer um desses sintomas por um período de tempo maior que duas semanas.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...