×
Loading ...

Efeitos do ácido cítrico na saúde

Atualizado em 17 abril, 2017

O ácido cítrico é um ácido orgânico solúvel em água. É frequentemente encontrado nos sucos de vegetais e de frutas cítricas, como o limão, e pode ser usado em bebidas carbonatadas como aromatizante.

O ácido cítrico pode ser uma substância muito benéfica para a saúde (Ablestock.com/AbleStock.com/Getty Images)

História

O ácido cítrico foi descoberto pelo alquimista Jabir Ibn Hayyan. No entanto, foi o químico sueco Carl Wilhelm Scheele o primeiro a isolar o ácido a partir do suco de limão, em 1784.

Loading...

Saúde dos rins

De acordo com a European Citric Acid Manufacturers Association, a substância é produzida através de processos de fermentação, utilizando matérias-primas naturais e renováveis, como o melaço e outros carboidratos. É um remédio natural para ajudar a eliminar pedras nos rins, pois ajuda a balancear os ácidos presentes na urina.

Saúde digestiva

O ácido cítrico encontrado em frutas como o limão pode ajudar na digestão. Quando se está doente, beber suco de limão ou limonada pode ajudar a controlar o intestino e, em alguns casos, ajuda a prevenir a constipação.

Queimação

O ácido cítrico tem alguns efeitos adversos para a saúde, incluindo a queimação. Pessoas que sofrem de azia frequentemente não se beneficiam do consumo de sucos cítricos ou de bebidas carbonatadas que contém o ácido como aromatizante.

Aviso

Quando em contato com os olhos, o ácido cítrico costuma causar uma sensação de ardor. Uma alta concentração de ácido cítrico em contato com o cabelo pode branqueá-lo ou danificá-lo.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...