×
Loading ...

Efeitos do ácido sulfúrico sobre calcário

Atualizado em 01 agosto, 2018

O calcário é uma rocha comum, utilizada na construção de vários edifícios antigos em todo o mundo. É essencialmente feita de um composto químico chamado carbonato de cálcio. O ácido sulfúrico se forma quando compostos de enxofre entram em contato com água. A aplicação de ácido sulfúrico ao calcário promove uma reação química intensa.

Muitos prédios antigos são suscetíveis à chuva ácida (Hemera Technologies/Photos.com/Getty Images)

Chuva ácida

A água da chuva é naturalmente ácida. O ácido sulfúrico que ocorre naturalmente na água da chuva vem de sua reação com os gases vulcânicos. Mas as chuvas em algumas áreas do mundo são excessivamente ácidas. De acordo com a Washington State University, em St. Louis, em algumas partes dos EUA, a água da chuva é 1.000 vezes mais ácida do que o normal. A chuva ácida é o resultado da poluição atmosférica, visto que o ácido sulfúrico da chuva se forma quando a água reage com o dióxido de enxofre produzido na queima de combustíveis fósseis contendo enxofre.

Loading...

Edifícios de calcário

A chuva ácida desgasta edifícios feitos de calcário. Quando o ácido sulfúrico entra em contato com a pedra calcária, a reação química resultante a corrói. Os produtos químicos criados nesta reação cristalizam-se em um composto chamado gesso, que se dissolve na água e é lavado em áreas que recebem chuvas direta e frequentemente. Em áreas mais abrigadas, acumula-se e atrai poeira e outros poluentes atmosféricos, tornando-se manchado de preto. A chuva ácida não tem impacto sobre a integridade estrutural dos edifícios, mas prejudica significativamente as suas aparências.

Cavernas calcárias

A água subterrânea é ligeiramente ácida e ao longo de milênios tem erodido depósitos de calcário, formando muitas das cavernas ao redor do mundo. De acordo com o National Park Service dos EUA, o ácido sulfúrico que ocorre naturalmente causou a formação de cavernas na região da Serra de Guadalupe. As águas subterrâneas entraram em contato com depósitos de petróleo e micróbios do solo. O ácido resultante corroeu a rocha, causando fendas e fissuras, cada vez mais alargadas e perfuradas. Quando o lençol freático foi atingido, a erosão parou e uma nova caverna foi deixada para trás.

Solos calcários

Solos calcários são alcalinos e inadequados para o cultivo de plantas que necessitam de solos neutros ou ácidos. De acordo com Amy L. Shober e outros cientistas do Gulf Coast Research and Education Center, é impossível reduzir a alcalinidade do solo calcário em uma área ampla ou a longo prazo. É possível ter um efeito temporário pela adição de insumos à base de enxofre, de acordo com as orientações dos fabricantes. As bactérias do solo metabolizam o enxofre em ácido sulfúrico, que, em seguida, decompõe o calcário.

Loading...

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...