Os efeitos do bicarbonato de sódio no crescimento da planta hidropônica

Escrito por camille guy | Traduzido por paula belchior
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Os efeitos do bicarbonato de sódio no crescimento da planta hidropônica
Alface hidropônica (Jupiterimages/Comstock/Getty Images)

A jardinagem hidropônica é a prática de cultivo de plantas sem o uso de solo. Os jardineiros que praticam esse método geralmente dividem-se em dois campos: aqueles que cultivam as plantas em uma solução nutritiva e aqueles que combinam um meio de cultura, como a vermiculita, com uma solução nutritiva. Independentemente do seu método preferido, os jardineiros enfrentam problemas com pH da solução e as doenças decorrentes da maior umidade em plantações hidropônicas. Geralmente, o bicarbonato de sódio não fornece todos os nutrientes necessários para um melhor crescimento das plantas, em vez disso, ele ajuda o jardineiro a proporcionar um clima ideal para o crescimento destas.

Outras pessoas estão lendo

Ajuste do pH

As plantas crescem melhor quando são cultivadas com o pH correto. A maioria das plantas se dão melhor em um solo ligeiramente ácido a ligeiramente alcalino. Muitas vezes, o bicarbonato de sódio é utilizado na hidroponia para aumentar o pH da solução nutritiva, caso ele seja muito ácido. No intervalo de pH ótimo de 5,5 a 6,5, os oligoelementos e nutrientes estão mais prontamente disponíveis para a absorção pelas plantas. Como resultado, elas tornam-se mais saudáveis, maiores e mais resistentes a doenças.

Concentrações de dióxido de carbono

Em um ambiente fechado, uma mistura de bicarbonato de sódio e vinagre pode aumentar a concentração de dióxido de carbono do ar em torno das plantas. Uma concentração superior de dióxido de carbono aumenta a eficiência e a velocidade da fotossíntese. Como resultado, a planta produz mais folhas, é mais forte e bem nutrida. Para obter o melhor efeito, despeje algumas gotas de vinagre em um frasco de bicarbonato de sódio. Isso dará às plantas um período prolongado de níveis mais elevados de dióxido de carbono.

Fungicida

O bicarbonato de sódio também pode ser usado em uma solução para a pulverização foliar, a fim de prevenir o oídio; que é uma das doenças fúngidas mais difíceis de tratar em plantas. Uma infecção geralmente resulta na necessidade de destruição da planta para evitar a contaminação do resto da plantação. A solução é feita com ¼ de uma colher de chá de bicarbonato de sódio, ¾ de uma colher de chá de sais de Epsom e 4 xícaras de água. O spray é aplicado liberalmente sobre as folhas e lavado um a dois dias depois.

Precauções

Apesar de sua capacidade de criar um ambiente ideal, o bicarbonato de sódio deve ser usado com moderação. Se a solução nutritiva for muito alcalina (acima de 7), a absorção de elementos vestigiais pode ser reduzida em até 50%. Deve ser tomado cuidado para não usar o bicarbonato de sódio em excesso para a quantidade de solução de crescimento no sistema. Além disso, algumas plantas não podem tolerar o bicarbonato quando utilizado como uma pulverização foliar. Teste a solução em algumas folhas primeiro antes de tratar toda a planta. Cuidado com o amarelecimento ou a queima das folhas.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível