Efeitos do café sobre a testosterona

Escrito por dyna whiting | Traduzido por marcelo couto
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Efeitos do café sobre a testosterona
Xícara de café (Image by Flickr.com, courtesy of .. Madame Tussauds ..)

O café tem sido uma bebida popular em todo o mundo durante séculos. Muitas pessoas confiam no teor de cafeína do café para ganhar um aumento rápido de energia, bem como alguns benefícios para a saúde, devido às propriedades anti-oxidantes. No entanto, ele também tem sido uma vítima de longa data sob o escrutínio da área médica. Uma área de preocupação é a dos efeitos do café sobre a testosterona.

Outras pessoas estão lendo

Visão geral do café

Historicamente, os café teve um papel importante em muitas sociedades por muitos motivos, como religião ou política. É uma bebida feita através da infusão das sementes (popularmente conhecidas como "grãos de café") provenientes do cafeeiro. Os grãos são colhidos, secos e torrados de acordo com o sabor desejado e, em seguida, moídos e preparados por infusão para criar a bebida. As pessoas ao redor do mundo desfrutam do gosto do café e do seu efeito estimulante, tornando-o a segunda mercadoria mais negociada do planeta. O teor de cafeína presente no café, entretanto, é motivo de preocupação em vários aspectos da saúde, e atualmente está passando por uma pesquisa extensa.

Efeito geral sobre a testosterona

A testosterona é o principal hormônio dos homens. É responsável pelas funções corporais nos homens e mulheres, desde o desenvolvimento sexual até a força muscular e crescimento de pelos. Estudos mostram que o café, ou melhor, a cafeína presente no café, em particular, possui um efeito amplificador nos níveis de cafeína do corpo. Ela tende a estimular as glândulas supra-renais que, por sua vez, estimulam a produção de testosterona. Quantidades diferentes terão efeitos diversos no corpo ao longo das diferentes fases da vida, mas, no geral, não foram observados efeitos colaterais provenientes do aumento de testosterona por causa do consumo moderado de cafeína em adultos.

Café e gravidez

Ao contrário dos efeitos do café sobre a testosterona em adultos, há um resultado diferente na gravidez. Mulheres grávidas que consomem grandes quantias de café arriscam causar problemas futuros aos próprios filhos. A alta exposição do feto a grandes quantidades de café e cafeína faz com que homens adultos tenham níveis anormalmente baixos de testosterona. O estudo, que foi realizado na Dinamarca, mostrou que mães que tomavam cerca de sete xícaras de café por dia tinham filhos com 10% menos testosterona que os filhos de mães que consumiram três xícaras ou menos.

Utilizações

O efeito da cafeína sobre a testosterona interessa particularmente àquelas pessoas que procuram uma maneira segura de aumentar os níveis de testosterona. Por exemplo, a cafeína tem sido utilizada no atletismo por muitos anos por causa dos benefícios fisiológicos como resistência e contrações musculares maiores. Atletas podem consumir a cafeína em forma de pílulas ou café preto. Outro uso potencial do café e cafeína é a estimulação dos folículos capilares em homens para auxiliar na prevenção ou no atraso da calvície, que é causada por diminuição nos níveis de testosterona.

Outros efeitos do café

O efeito do café no corpo humano não é limitado somente à testosterona. Por exemplo, ele possui propriedades anti-oxidantes, auxilia a função da tireoide, ajuda a prevenir cáries, fornece magnésio ao corpo, bloqueia a absorção de metais pesados prejudiciais e pode diminuir o risco de várias doenças, como derrame, diabetes, demência ou câncer. O café também ajuda a manter os níveis de progesterona, que pode manter os níveis de estrogênio e até mesmo testosterona normais.

Pelo lado negativo, a cafeína no café pode causar dores de cabeça, dependência, aumentar a pressão sanguínea, desidratação e possivelmente osteoporose.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível