×
Loading ...

Efeitos da castração em um gato mais velho

A castração é uma cirurgia em que o veterinário remove os testículos do escroto de um gato macho, tornando o animal incapaz de gerar uma ninhada. Ela é realizada em animais de estimação que não são destinados à reprodução, para evitar uma ninhada acidental. De acordo com a "Max’s House Animal Rescue", veterinários recomendam que todos os gatos devam ser castrados até terem 8 anos.

Converse com o seu veterinário sobre a castração do seu gato mais velho (the cat image by Andrzej Dziedzic from Fotolia.com)

Redução do risco de doença

Gatos que não são castrados correm o risco de desenvolver doenças reprodutivas, como o câncer testicular. A castração de um gato de qualquer idade reduz esse risco. Gatos mais velhos são mais propensos a doenças reprodutivas do que os mais jovens, portanto, castrar o seu gato mais velho é benéfico para a sua saúde. Segundo a "Cats International", a expectativa média de vida de um gato castrado é o dobro da de um gato não castrado.

Loading...

Redução de marcação

A marcação é um desses comportamentos naturais dos gatos que são inaceitáveis no mundo humano. Como cães, gatos liberam a urina para marcar seu território. A castração pode reduzir esse comportamento em alguns gatos machos, mesmo nos mais velhos. Gatos mais velhos podem ter desenvolvido marcação como um hábito, mas de acordo com a "Mar Vista Animal Medical Center", 90% dos gatos machos deixam de marcar após uma cirurgia de castração e 80% deles cessam o comportamento imediatamente.

Redução de brigas

Gatos não-castrados ficam agitados quando sentem a presença de uma gata no cio e isso, muitas vezes, pode levar a brigas com outros machos. Castrar seu gato macho reduzirá o risco de ele entrar em uma briga com outro gato. "Mar Vista Animal Medical Center" estima que 90% dos gatos machos ficam menos agressivos após a castração e 60% reduzem o comportamento de brigas imediatamente.

Redução dos sumiços

Gatos machos têm um impulso natural de vagar, a fim de encontrar uma companheira. A castração elimina essa necessidade, tornando menos provável que seu gato macho desapareça. De acordo com a "Mat Vista Animal Medical Center", a castração reduz os sumiços em 90% dos gatos e 60% dos gatos param com o comportamento imediatamente após a castração. Gatos mais velhos não são exceção, a única diferença é que seu gato macho mais velho pode vagar por força do hábito, já que ele sempre teve esse desejo. No entanto, a falta de órgãos reprodutivos fará com que seja menos provável que ele vá muito longe, sendo incapaz de voltar pra casa, ou não querendo voltar.

Risco de sedação

Gatos mais velhos sofrem maior risco do que os mais jovens quando sedados ou anestesiados. Antes de sedar ou anestesiar o seu gato, o veterinário deve fazer todos os exames necessários para garantir que ele esteja saudável o suficiente para passar por uma cirurgia. Se o seu gato não estiver saudável, pode não valer a pena o risco de passar por uma cirurgia desnecessária.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...