Os efeitos da cinetina

Escrito por caroline thompson | Traduzido por pamela miranda
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Os efeitos da cinetina
Cinetina é um ingrediente ativo em alguns produtos antienvelhecimento (produit de beauté image by laurent hamels from Fotolia.com)

A cinetina está dentro de uma classe de hormônios vegetais chamada citocininas, que ajuda na divisão celular. É utilizada muito como ingrediente ativo em produtos para prevenir o envelhecimento, já que contém propriedades antioxidantes. Também é usada em biologia para estimular o crescimento das plantas, e está sendo estudada para uso em fisiologia humana. A cinetina tem vários efeitos tanto nas plantas como no corpo humano.

Outras pessoas estão lendo

Efeitos anti-envelhecimento

A cinetina é muito usada na indústria cosmética devido a seus agentes antienvelhecimento. Um estudo realizado em 2006 pela National Taiwan University Hospital encontrou que a cinetina tem muitos efeitos antienvelhecimento na pele. O estudo comprovou que o efeito antioxidante da cinetina combinada com niacinamida reverteram sinais de envelhecimento na pele. O estudo duplo-cego foi realizado em 52 sujeitos taiwaneses, metade usaram um composto com cinetina e a outra metade somente um sérum de niacinamida. Os sujeitos que usaram cinetina tiveram resultados excelentes: 41 porcento apresentou redução de rugas, 16.3 porcento melhoras no tom de pele, 15.9 porcento redução de poros, 6.8 porcento redução de pontos pretos, 10 porcento redução de vermelhidão no rosto e 16.7 porcento melhoras na humetação da pele.

A cinetina trabalha produzindo pouca irritação e, de acordo a MayoClinic.com, simula a produção de colágeno na pele e ajuda a manter a hidratação natural.

Anti-agregantes plaquetários

A cinetina inibe a agregação plaquetária que é a responsável da formação de coágulos. Um estudo realizado em 2003 pelo Department of Pharmacology no Taipei University em Taiwan demostrou que a cinetina pode ser efetiva para prevenir a mortalidade de pacientes com ADP-induzido em casos de tromboembolismo pulmonar agudo. O tromboembolismo pulmonar se forma quando as plaquetas se rompem e bloqueiam a artéria do coração, causando a morte.

A cinetina também demostrou uma prolongação de sangrado devido a que inibe a produção plaquetária. A cinetina ajuda a prevenir a formação de obstruções nas veias (trombose venosa) causadas por rompimento de plaquetas. O estudo conclui que a cinetina pode ser de muita utilidade no tratamento de trombose venosa.

Estimulação de sementes

Os biólogos especializados em plantas podem usar a cinetina em sementes adormecidas. Um estudo de 1996 realizado pelo Institute for Genetic Ecology no Japão descobriu que o uso de cinetina em sementes adormecidas de arroz estimulava a germinação. Descobriram também que colocando as sementes adormecidas dentro de uma solução com cinetina e água destilada fazia que as sementes absorvessem a citocinina e logo germinaram. As sementes deviam ser submergidas depois de serem descascadas, já que a casca não permite a absorção das citocininas.

Propriedades anticancerosas

Um estudo de 2010 realizado pelo Laboratory of Growth Regulator no Palacký University and Institute of Experimental Botany ASCR, na República Checa, encontrou que a citocinina ribosídea (hormônio vegetal com uma molécula de açúcar ligada) mostrou uma significativa atividade anticancerosa em vários tipos de tumores. A cinetina ribosídea mostrou um excepcional mecanismo anticanceroso.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível