Efeitos do cloreto de cálcio

Escrito por david kennedy | Traduzido por kelly isayama
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Efeitos do cloreto de cálcio
O cloreto de cálcio, em temperatura ambiente, é um sólido (Hemera Technologies/PhotoObjects.net/Getty Images)

O cloreto de cálcio, ou CaCl2, é altamente solúvel em água e, em temperatura ambiente, apresenta-se em estado sólido. Ele é o composto iônico formado entre o cloreto e o cálcio e possui uma série de usos industriais e domésticos. Algumas de suas aplicações são a manutenção dos níveis de cálcio das águas de piscinas e o degelo de estradas durante o inverno. O cloreto de cálcio também tem usos na área de construção, de mineração e refinamento, além de também poder ser injetado no corpo para tratar a hipocalcemia.

Outras pessoas estão lendo

Partículas de pó

Durante a construção de estradas, as partículas finas de pó que flutuam no vento são necessárias para a estabilidade da obra. Sem essas partículas, as pedras se quebram e as estradas ficam com buracos e sulcos. O cloreto de cálcio é colocado sobre as vias para absorver a água e a umidade do ar, evitando que elas fiquem secas. Isso reduz a quantidade de cascalho necessária para o trabalho de estrada, prolonga a vida útil das rodovias e reforça a estabilidade da estrutura.

Degelo

Embora o cloreto de sódio, ou sal de cozinha, e areia possam ser usados para o degelo de rodovias e o aumento de atrito, o cloreto de cálcio pode ser um substituto desses componentes em condições meteorológicas mais severas. Apesar dele ser mais caro que o sal, ele é mais eficaz em temperaturas abaixo de zero e funciona rapidamente. O cloreto de cálcio gera calor e produz uma salmoura, ou água salgada. Essa salmoura, quando usada junto com o cloreto de sódio, ajuda o sal a funcionar mais rápido.

Concreto

O efeito do cloreto de cálcio sobre o concreto é força e aceleração. Uma mistura de 2% acrescentada ao concreto, a 10°C, tem a mesma força do concreto sozinho a 21°C. O cloreto de cálcio também age sobre o tempo de endurecimento do material, sendo que a mistura desses dois componentes faz com que o cimento endureça 2/3 vezes mais rápido. Outras características que o cloreto de cálcio confere ao concreto são alta força inicial, trabalhabilidade mais rápida, melhor custo benefício e melhor construção em baixas temperaturas.

Pelotização do minério de ferro

Quando minérios de pirita são usados na produção e refinamento, ocorre o acúmulo de cinzas como produto residual. A cinza desse minério não é reciclável e se acumula em aterros, além de conter ácidos e substâncias tóxicas. Experimentos estão sendo feitos, usando hidróxido e cloreto de cálcio, com bentonita, para torná-los mais eficazes. As propriedades dessas substâncias, combinadas na forma de cápsulas, podem ser usadas como combustíveis para fornos de alto rendimento, na indústria de minério de ferro.

Injeções de cloreto de cálcio

O cloreto de cálcio tem sido utilizado em tratamentos injetáveis intravenosamente, para combater a hipocalcemia, picadas de insetos, de aranhas venenosas e para ajudar no tratamentos de overdoses por sulfato de magnésio. Contudo, o cloreto de cálcio para essas aplicações deve ser injetado na corrente sanguínea. Se a solução atingir músculos ou tecidos perivasculares, ela pode causar a necrose da região. As injeções de cloreto de cálcio também contêm alumínio, que pode ser letal em níveis tóxicos.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível