Saúde

Efeitos colaterais do ácido retinoico

Escrito por contributing writer | Traduzido por mari mieko
Efeitos colaterais do ácido retinoico

Tratamento de pele com uso de ácido retinoico

Jupiterimages/Goodshoot/Getty Images

O ácido retinoico é um medicamento tópico utilizado para manter os poros limpos e evitar a formação de acne. O medicamento também é utilizado para tratar rugas finas, manchas escuras e pele áspera no rosto causada por danos solares. Tal como acontece com a maioria dos medicamentos de aplicação tópica, uma série de efeitos colaterais estão associados a esta medicação.

Outras pessoas estão lendo

Esfeitos colaterais comuns

Como mencionado, alguns efeitos colaterais estão associados ao uso desta medicação. Alguns destes efeitos incluem queimação e ardor na pele, clareamento da pele na área tratada, descamação, vermelhidão, sensação quente e seca incomum. Embora esses sejam considerados os efeitos colaterais mais comuns associados à utilização de ácido retinoico, eles afetam apenas um pequeno número de usuários.

Efeitos colaterais graves

Infelizmente, há também um número de efeitos colaterais graves associados à utilização do ácido retinoico. Alguns destes efeitos incluem o escurecimento da área tratada, reação alérgica, erupção cutânea, dificuldade em respirar, aperto no peito, urticária e inchaço da boca, língua e lábios. Estes efeitos também são muito raros e não afetam uma grande quantidade de usuários.

Informações de segurança importantes

O ácido retinoico não foi testado em mulheres grávidas e é altamente recomendável não utilizar este medicamento durante a gravidez ou amamentação. Este medicamento não deve ser aplicado em feridas abertas, queimaduras de sol, ou queimaduras de frio, pois pode causar graves reações alérgicas em alguns usuários. Alguns pacientes experimentam irritação grave da pele durante as primeiras semanas de uso da droga, no entanto, é importante continuar a usar a medicação conforme recomendado pelo seu médico, mesmo se os sintomas persistirem.

Uso

Sempre use esta medicação exatamente como foi prescrito pelo seu médico e nunca em doses que excedam o que foi recomendado no rótulo. O ácido retinoico é um creme tópico que deve ser aplicado uniformemente na área afetada e cuidadosamente espalhado na pele, até que já não seja visível. Deve ser aplicado uma vez por dia, na hora de dormir, nos pontos problemáticos do rosto. A dosagem deste medicamento será diferente de paciente para paciente, por isso consulte o seu médico para a indicação do melhor método de tratamento.

Aviso

Se sentir algum dos efeitos colaterais mencionados acima, contate o seu médico imediatamente. Se houver suspeita de uma overdose de ácido retinoico, vá diretamente para o centro de emergência mais próximo. O ácido retinoico é para uso tópico e nunca deve ser administrado nos olhos, nariz ou boca.

Mais galerias de fotos

Comentários

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2014 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media