Efeitos colaterais dos antibióticos de infecção do trato urinário

Escrito por michaele curtis | Traduzido por ronaldo moretti
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • E-mail

Infecções do trato urinário, infecções da bexiga ou ITUs, são inflamações comuns do sistema urinário causadas por bactérias introduzidas na uretra. Na maioria das vezes, o próprio sistema imunológico pode cuidar da infecção, mas quando não for possível, um médico pode prescrever um curso de antibióticos. Os antibióticos vão matar as bactérias, e em alguns casos, podem causar efeitos colaterais.

Outras pessoas estão lendo

Reação alérgica

Alergias são um dos efeitos colaterais mais comuns de antibióticos. Não é incomum para amoxicilina, que é um antibiótico da família penicilina, ser prescrito. Avise o médico se você tem uma alergia a amoxicilina ou alguma alergia adicional. Reações alérgicas aos antibióticos podem incluir dificuldade respiratória, urticária ou inchaço dos lábios.

Reações da pele à luz solar

Tetraciclídeos também são prescritos em alguns casos. Doxiciclina, tetraciclina e minociclina podem causar reações adversas à luz solar. Isso não significa que você não pode ir lá fora se estiver tomando esses antibióticos. No entanto, se você passar muito tempo em uma área externa, pode desenvolver rubor facial ou erupção cutânea. Existe também a possibilidade de desenvolver queimaduras graves se você passar um tempo prolongado em área externa ao tomar o medicamento. Isso é mais provável de acontecer se você tomar o medicamento a longo prazo.

Descoloração de dente

Um efeito colateral potencial de tetra-ciclídeos é a descoloração do dente. O uso desses antibióticos para tratamento de infecção do trato urinário muitas vezes resulta em manchas cinzas ou marrons nos dentes. Eles mineralizam o tecido que que se forma com o uso de cálcio, formando um complexo de ortofosfato de cálcio de tetraciclina durante o processo. O resultado é uma descoloração da formação de ossos, e os únicos ossos visíveis a olho nu são os dentes. Isso é parte da razão pela qual os tetra-ciclídeos não são prescritos para crianças que não têm todos os dentes permanentes.

Alterações da urina

Alguns antibióticos prescritos para infecções do trato urinário causam alteração na cor da urina, pois matam as bactérias do sistema urinário. Por exemplo, Rinsapin, um antibiótico usado para tratar infecções causadas pela bactéria staphylococcus aureus, pode tornar a urina verde ou azul. Rifampicina, um antibiótico semelhante, pode tornar a urina laranja ou marrom-avermelhada. Esses são efeitos secundários inofensivos que devem desaparecer quase imediatamente após parar de tomar os medicamentos. Se isso não acontecer, avise o médico.

Infecção fúngica

Outro efeito colateral comum de tomar antibióticos para tratar uma infecção urinária é uma infecção fúngica. Os antibióticos prescritos pelo médico vão matar todas as bactérias possíveis. Em alguns casos, isso provoca um desequilíbrio no pH da vagina, o que leva a uma infecção por fungos. Infecções são um acúmulo de bactérias na vagina. Em alguns casos, uma infecção por fungos pode introduzir bactérias da uretra e levar a uma infecção do trato urinário. Ela pode tornar-se um ciclo de infecção após infecção. Informe o médico se você está propensa a infecções fúngicas, para que ele possa iniciar um tratamento que não a coloque em risco de ter outra infecção.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível