×
Loading ...

Efeitos colaterais do antiparasitário Revolution em cães

Atualizado em 23 março, 2017

O Revolution, que possui como componente ativo a selamectina, é um antiparasitário tópico para cães (e gatos). Para comprar o produto, é preciso apresentar a receita veterinária. A aplicação deve ser realizada uma vez por mês na região da pele logo acima das omoplatas. Essa simples aplicação mensal protege a saúde e a vida do seu cão, pois os parasitas, se não combatidos, podem causar doenças e a morte.

Efeitos colaterais do Revolution em cães (Ingram Publishing/Ingram Publishing/Getty Images)

Importância

Os parasitas caninos, quando não eliminados, podem provocar uma coceira intensa e, de forma mais significativa, infecções e doenças que podem ser fatais. Os problemas causados pelos parasitas podem variar. Por exemplo, uma infestação severa de pulgas pode causar apenas prurido intenso, mas também pode levar à queda de pelos ou ao desenvolvimento de infecções. Além disso, se a infestação não for bem tratada, os animais perdem tanto sangue que morrem.

Loading...
Cão com prurido (coceira) (goldyrocks/iStock/Getty Images)

Função

O Revolution (selamectina) propõe-se a prevenir a dirofilariose, eliminar pulgas adultas e evitar a eclosão dos seus ovos.Também serve para combater sarna de ouvido, sarna sarcóptica, e auxiliar no controle de carrapatos. O uso do produto é fundamental na manutenção da saúde e bem-estar do seu cão.

Um cão feliz e saudável (Angela Jacquin Photography/iStock/Getty Images)

Administração do produto

Aplique topicamente o Revolution uma vez por mês, na região logo acima das omoplatas para melhor eficácia. Segure o tubo na posição vertical para que todo o produto se deposite no fundo e, em seguida, pressione a tampa até ouvir um clique. Separe os pelos do cão na base do pescoço e aplique o Revolution à pele exposta até esvaziar o tubo, arrastando-o ao longo da superfície da pele durante a aplicação. O parasiticida não é gorduroso, seca rapidamente e é impermeável. No entanto, é preciso aguardar pelo menos duas horas após a aplicação para dar banho no animal.

Aplique o produto sobre a pele do cão (franckreporter/iStock/Getty Images)

Efeitos colaterais

Menos de 1% dos cães sob a proteção do Revolution sofrem de problemas estomacais. Em casos raros, a dosagem específica listada pode ser forte demais para os cães que não atendem aos pré-requisitos de peso. Contate o veterinário ou uma clínica veterinária de emergência imediatamente se o seu cão vomitar mais de duas vezes em um curto espaço de tempo, apresentar letargia (inatividade), sinais de impossibilidade de se mover, sangramento nasal ou convulsões. Embora todos esses possam ser indicativos de intoxicação relacionada à aplicação do produto, existem outras causas possíveis. Independentemente da causa real, qualquer um dos sintomas citados exige cuidados veterinários imediatos.

A letargia pode ser um sinal de intoxicação à aplicação do Revolution (Andrius Milinis/iStock/Getty Images)

Prevenção e solução

Consulte um veterinário antes de usar o Revolution em seu cão. A determinação da dosagem está associada ao peso do animal. Se o seu cão oscila entre duas faixas de peso e, portanto, duas dosagens diferentes de Revolution, a recomendação é usar a menor dose para maior segurança. Além disso, você nunca deve usar Revolution em cães doentes, enfraquecidos ou abaixo do peso, por quaisquer motivos, uma vez que podem ocorrer reações adversas e, possivelmente, a morte.

Consulte um veterinário antes de aplicar o Revolution em seu cão (Fuse/Fuse/Getty Images)
Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...