Efeitos colaterais de antivirais

Escrito por catherine chase | Traduzido por lara scheffer
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • E-mail

Se você tiver uma infecção viral, talvez receba uma prescrição para um medicamento antiviral. Certos remédios são prescritos para vírus específicos, e é importante seguir cuidadosamente todas as instruções de seu médico sobre a dosagem. Mesmo que você se sinta melhor, não pare de tomar os remédios. Esteja ciente de todos os possíveis efeitos colaterais do medicamento. Se sentir algum efeito colateral sério ou qualquer desconforto, procure seu médico.

Efeitos colaterais

Dependendo de qual antiviral você estiver tomando e da sua reação a ele, os efeitos colaterais possíveis podem variar muito. Contudo, alguns que são comuns com muitos medicamentos desse tipo incluem tontura, fadiga, dor muscular ou nas articulações, dor de cabeça, boca seca, náusea, vômito, perda de apetite, perda de peso, insônia e ansiedade ou irritabilidade leves. Se estiver tomando um remédio injetável, talvez você também sinta dor, inchaço ou vermelhidão no local da injeção. Outros possíveis efeitos colaterais incluem tosse, secreção nasal ou nariz entupido, dormência, formigamento, diarreia e alterações na forma ou localização de sua gordura corporal, como em seus braços, pernas, rosto, peito e pescoço.

Efeitos colaterais graves

Talvez você também apresente efeitos colaterais mais graves, e deve procurar seu médico imediatamente. Estes incluem febre, calafrios, sintomas de gripe, frequência cardíaca baixa ou irregular, dificuldade para respirar, dores no corpo, fraqueza incomum, formação fácil de hematomas ou sangramento, dificuldade de deglutição, dificuldades para subir escadas ou ficar de pé, dor de estômago, icterícia, pontos esbranquiçados na boca ou lábios e pancreatite (dor forte na parte superior do abdômen). Efeitos colaterais graves adicionais incluem vontade de se machucar ou aos outros, agressão, depressão severa, confusão, problemas de visão e de fala e diarreia com presença de sangue.

Reação alérgica

Nunca tome um medicamento se souber que é alérgico a ele. Discuta cuidadosamente todas as suas alergias com o médico. Se apresentar uma reação alérgica, vá ao hospital imediatamente. Os sintomas típicos incluem sensação de aperto no peito, problemas respiratórios, erupções cutâneas e urticária. Você também pode apresentar inchaço na área facial, incluindo a boca, os lábios, a língua e a garganta. Os medicamentos antivirais podem causar reações alérgicas mais específicas. Por exemplo, se você continuar a tomar o Trizivir depois de apresentar uma reação alérgica a ele, em algumas horas sua pressão pode cair muito, podendo ser fatal. Outro antiviral, o Relenza, pode causar edemas e erupções cutâneas. O edema é um excesso de fluidos na garganta e nos tecidos faciais. Se você for alérgico ao Epzicom, pode desenvolver febre, erupções cutâneas, dores corporais, falta de ar, náusea, vômitos e diarreia. Seu médico pode realizar um exame para determinar se você é alérgico ao medicamento.

Interações

Antes de tomar qualquer medicamento novo, diga ao seu médico todos os outros remédios que você está tomando. Isso inclui os prescritos, não prescritos e suplementos de venda livre. Dependendo do antiviral prescrito pelo médico, as interações medicamentosas podem variar. Contudo, alguns remédios que comumente interagem com os antivirais incluem afinadores de sangue, remédios para TDAH, antidepressivos, medicamentos para tosse, medicações para diabetes, antipsicóticos, remédios cardíacos ou para a pressão sanguínea, metadona e medicamentos para o câncer.

Condições pré-existentes

Discuta todo o seu histórico médico com seu médico antes de tomar um medicamento prescrito. Algumas condições podem impedir que você tome antivirais. Embora essa lista possa variar muito dependendo do remédio específico, algumas condições comuns incluem doença hepática ou renal, problemas cardíacos, hipertensão, transtornos da tireoide, HIV e AIDS, transtornos autoimunes, dependências químicas, comportamento suicida e pancreatite.

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível