Saúde

Efeitos colaterais do Arsenicum Album

Escrito por bryan cohen | Traduzido por kelly isay
Efeitos colaterais do Arsenicum Album

Efeitos colaterais do Arsenicum Album

O Arsenicum album é um remédio homeopático fabricado do arsênico, um elemento venenoso. Médicos homeopatas lhe dirão que remédios de homeopatia não possuem efeitos colaterais. Médicos da alopatia (medicina ocidental tradicional) lhe dirão que a homeopatia tem um efeito placebo muito bom. Nenhum lado está completamente correto, já que há alguns benefícios e efeitos colaterais com o uso do arsenicum album.

Remédios homeopáticos

A medicina homeopata foi testada e criada por um médico alemão, Samuel Hahnemann, no fim do século XVIII. Esse sistema partiu das sanguessugas, medicamentos purgativos e sangrias da época, e prescrevia um sistema parecido com as atuais práticas de imunização. Ao dar aos pacientes uma pequena dose de uma substância que causa um certo sintoma negativo (i.e. hera venenosa causando uma coceira) você ajuda o corpo a combater o sintoma. A versão homeopática, rhus toxicodendron, não só é listada como cura para coceiras, como todos os efeitos colaterais físicos e mentais que resultariam da ingestão de hera venenosa. É por isso que médicos homeopatas são necessários para a prescrição, porque um remédio só será recomendado se ele curar várias das características que você está exibindo, ao invés de apenas um sintoma, que é a característica da medicina alopática.

Benefícios

O arsenicum album (também chamado de Ars. alb) tem sido usado para tratar doenças digestivas acompanhadas por dores de queimação e desidratação. Esses seriam os mesmos sintomas causados pelo arsênico concentrado. Outros benefícios positivos do arsênico seriam curar a ansiedade e supersensibilidade, intoxicação alimentar que inclui vômito, gastroenterite causada por álcool e crianças sofrendo de febre. Esse remédio, preparado a partir de vários metais e enfraquecido para seu estado diluído em lactose, também pode ajudar o asma, úlceras bucais, anemia, tontura e retenção de fluido nos tornozelos. Homeopatas acreditam que aqueles que precisam de arsênico sentem-se com frio apesar da dor da queimação, querem que suas cabeças esfriem apesar de sentirem-se melhor em ambientes quentes, e estão com a pele gelada, apesar de sentirem-se com calor por dentro.

Efeitos colaterais do arsênico

Há alguns efeitos colaterais do arsênico que foram estudados, mas eles podem ocorrer por causa de alguns fatores. Os médicos alopatas não estão dispostos a dar muito mérito aos homeopatas e vice-versa. Isso leva a uma dificuldade de ambos em provar benefícios e prejuízos. Há um estudo de 2003 na Índia que mostrou que uma fórmula preparada e dosada impropriamente de arsênico causou o acúmulo de níveis de arsênico em vários pacientes. Isso é um caso isolado, mas não houve mais estudos para corroborar esses resultados.

Efeitos colaterais da homeopatia

Médicos homeopatas geralmente dizem que não há efeitos colaterais para a medicina homeopática. Contudo, isso é falso se os pacientes tomarem mais que a dose recomendada. Os remédios homeopáticos, se tomados por muito tempo em doses muito altas, podem causar uma série de efeitos colaterais, dependendo de quais remédios são tomados. O arsênico pode causar os sintomas que ele supostamente trataria, como náusea, dores de cabeça e envenenamento crônico, se ele for tomado indevidamente. Isso é similar aos remédios isentos de prescrição da medicina alopática, já que tomar mais que a dose recomendada pode levar a efeitos colaterais. A principal diferença é que enquanto remédios homeopáticos também podem ser comprados isentos de prescrição, casos diferentes podem necessitar de dosagens diferentes, o que pode fazer com que haja diferentes dosagens ou remédios apropriados para o mesmo paciente. A disponibilidade do arsênico sem prescrição pode ser perigosa se o remédio for abusado e tomado sem um aconselhamento médico.

Avisos

Não tome remédios homeopáticos sem antes consultar um médico. Não tome vários remédios ao mesmo tempo, já que isso é desencorajado em tratamentos homeopáticos. Tome apenas a dose recomendada e relate imediatamente quaisquer mudanças da sua condição ao seu médico.

Mais galerias de fotos

Comentários

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2014 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media