Efeitos colaterais da Biotina 5000 mg

Escrito por a.m. tacon | Traduzido por marcelo couto
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Efeitos colaterais da Biotina 5000 mg
A biotina, também conhecida como vitamina H ou B7, é um complexo vitamínico solúvel em água, vital para unhas e cabelos fortes e saudáveis (vitamin image by Mykola Velychko from Fotolia.com)

A biotina, também conhecida como vitamina H ou B7, é um complexo vitamínico solúvel em água, vital para unhas e cabelos fortes e saudáveis, podendo ser encontrada em alimentos como amêndoas, ovos, fígado, nozes, sardinhas e grãos integrais. Ela tem um papel importante no metabolismo das células, metabolizando aminoácidos e carboidratos, além de auxiliar na conversão dos nutrientes ingeridos em energia. De acordo com pesquisas do Centro Médico da Universidade de Maryland, a biotina não é tóxica em altas doses, nem é associada à efeitos colaterais, entretanto, pode gerar efeitos alérgicos.

Outras pessoas estão lendo

Derrame pleural eosinofílico

Uma condição extremamente rara, o derrame pleural eosinofílico foi associado com uma alta dose de biotina em um único caso relatado, detalhado pelo site lovetoknow.com. Especificamente, acreditava-se que altas doses de biotina, juntamente com vitamina B5, eram responsáveis por causar essa reação grave. O derrame pleural eosinofílico é uma condição potencialmente fatal que ocorre quando o sangue e o ar entram no espaço da cavidade pleural em volta dos pulmões, causando uma infecção pulmonar grave. Ressaltando que só há um caso conhecido, portanto, a probabilidade de uma infecção assim acontecer é muito baixa.

Reação alérgica

O excesso de biotina é expelido na urina; portanto, não há efeitos colaterais para essa vitamina. Entretanto, qualquer substância ingerida tem potencial de causar uma reação alérgica; consequentemente, deixe seu médico saber se você possui alguma alergia à biotina, conforme adverte o site Drugs.com. O fato de ser uma vitamina B indica que pessoas com alergia ao cobalto ou à cobalamina não devem tomar biotina. Em casos isolados de alergia, uma reação grave pode acontecer. Sinais como aperto no peito e na garganta, com dor no peito, podem indicar anafilaxia, uma reação de risco à vida. A anafilaxia pode resultar em perda de consciência e problemas respiratórios graves. Essa é uma situação de emergência, chamar auxílio médico imediato é essencial.

Efeitos na glicose do sangue

Já que a biotina é essencial para a formação de ácidos graxos e glicose, altas doses dessa vitamina podem afetar os níveis de açúcar no sangue, conforme o site MayoClinic.com. Portanto, pessoas diabéticas devem verificar com seus médicos sobre suplementação com biotina antes de tomarem por conta própria.

Dosagens: atípica e sugerida

Existem determinadas situações em que altas doses de biotina podem ajudar em um tratamento médico. Por exemplo, a biotina 5000 mg auxilia no tratamento de infecções por leveduras como a Candida Albicans, para que ela não se desenvolva do seu estágio de levedura para a forma de fungo, como discutido pelos sites FungusFocus e altMD's Encyclopedia of Alternative Medicine. Altas doses de biotina também são utilizadas, pela profissão médica alopática para tratar diabetes, uma vez que aumenta a sensibilidade da insulina e de modo eficaz os níveis das enzimas envolvidas no processo de metabolismo da glicose, afirma o altMD.

Pela deficiência de biotina ser extremamente rara, afirma o site MayoClinic.com, nenhuma ingestão diária recomendada foi estabelecida. No entanto, sugestões normais ou adequadas de ingestão foram determinadas como à seguir: 10-20 mcg (microgramas) para crianças recém-nascidas à três anos; 25 mcg para crianças de quatro à seis anos; 30 mcg para quem tem de sete à dez anos; e 30-100 mcg para adolescentes e adultos. Há 1000 microgramas em cada miligrama (mg), logo, 5000 mg é uma dose significamente alta: verifique com seu médico antes de tomar biotina 5000 para tratar qualquer condição médica.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível