Efeitos colaterais de camas de bronzeamento artificial

Escrito por kent page mcgroarty | Traduzido por marcella narvaes
Efeitos colaterais de camas de bronzeamento artificial
O bronzeamento artificial emite raios UV prejudiciais (sexy tanning image by Alfonso d'Agostino from Fotolia.com)

Um bronzeamento é a reação da pele à radiação ultravioleta do sol ou de uma cama de bronzeamento. As células da pele produzem um pigmento marrom chamado melanina para se proteger contra a radiação adicional. Esse escurecimento da pele é o que chamamos de bronzeado. As células da pele podem se reparar contra esse tipo de dano à pele, embora bronzeamentos consecutivos possam tornar a pele incapaz de se reparar, resultando em câncer de pele como o melanoma. As camas de bronzeamento foram originalmente consideradas mais seguras do que o sol, já que a radiação ultravioleta pode ser controlada; no entanto, esse conceito já foi desmentido. A maioria dos salões de bronzeamento artificial excedem os limites de UV e usam raios UVA, o tipo de raio que causa câncer de pele e outros problemas de saúde.

Catarata

A catarata pode ocorrer quando os olhos são consecutivamente superexpostos aos raios ultravioletas de camas de bronzeamento artificial. Essa doença causa a claridade natural das lentes do olho a uma visão enevoada e prejudicada. Enquanto o desenvolvimento da catarata geralmente é um processo muito gradual que pode ocorrer conforme o corpo envelhece, a exposição excessiva ao sol ou o bronzeamento artificial podem acelerar esse processo. Os sintomas da catarata incluem visão turva, dificuldade com brilhos como do sol ou de faróis de carro, visão colorida opaca e aumento da miopia. Enquanto uma mudança na prescrição de óculos ou lentes de contato pode ajudar quando a catarata está se formando, esses auxílios serão de pouca utilidade conforme a visão torna-se mais turva. A catarata geralmente não é dolorosa. É possível preveni-la ao limitar a exposição ao sol e as camas de bronzeamento, também sempre use óculos escuros quando estiver fora. Algumas marcas de óculos de sol oferecem filtros UV para proteção extra.

Efeitos colaterais de camas de bronzeamento artificial
Use óculos escuros para se proteger contra a catarata (sunglasses image by Bosko Martinovic from Fotolia.com)

Fotoenvelhecimento

O fotoenvelhecimento é o envelhecimento precoce da pele devido à exposição excessiva à radiação ultravioleta de camas de bronzeamento artificial ou do sol. A pele assume uma textura coriácea com rugas, dobras na pele, flacidez, sardas e queratoses. Também é possível haver uma descoloração amarelada da pele devido ao tecido elástico anormal. Aqueles com olhos, cabelos e pele clara correm maior risco de fotoenvelhecimento, pois têm menos melanina na pele.

Efeitos colaterais de camas de bronzeamento artificial
A aparência bronzeada do sol ou de bronzeamento artificial é, na verdade, uma pele danificada (summer sun image by Gerald Bernard from Fotolia.com)

Câncer de pele

As camas de bronzeamento foram originalmente consideradas uma alternativa segura para a exposição ao sol devido ao uso de radiação controlada de UVA em vez de raios UVB que causam as queimaduras solares. Os raios UVA não podem causar queimaduras solares, mas evidências recentes sugerem que eles são muito mais cancerígenos do que os raios UVB. Os raios UVA penetram na pele mais profundamente e afetam as células, podendo causar câncer. Salões de bronzeamento artificial frequentemente excedem o limite de raios UVA em camas de bronzeamento. O câncer de pele ocorre quando as células anormais da pele crescem ou se espalham a um ritmo descontrolado através do corpo. Os tipos mais comuns de câncer de pele são: carcinoma basocelular, carcinoma espinocelular e melanoma maligno. Enquanto os dois primeiros tipos podem levar meses, se não anos para crescer, e geralmente não se espalham, o melanoma maligno pode ser fatal. O melanoma pode ocorrer em qualquer parte do corpo, não apenas nas áreas expostas ao bronzeamento artificial ou do sol e pode se espalhar rapidamente durante um período de semanas ou meses. Consulte a seção Recursos para obter informações adicionais sobre os tipos de câncer de pele.

Efeitos colaterais de camas de bronzeamento artificial
Verifique todas os sinais e sardas com frequência para perceber quaisquer mudanças (lingerie 13 image by Nathalie P from Fotolia.com)
Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível