×
Loading ...

Os efeitos colaterais do carprofeno em poodles

Atualizado em 25 maio, 2017

Se o seu poodle idoso mostra sinais de rigidez nas articulações e artrite, o seu veterinário pode recomendar a administração da droga carprofeno (de nome comercial Rimadyl). O carprofeno trata as menores dores e inflamações em cães, e diversos veterinários oferecem o medicamento para a gestão da artrite a longo prazo. Como alguns efeitos colaterais do carprofeno em cães foram documentados, você precisa educar-se quanto às suas possíveis consequências para seu animal de estimação.

Seu poodle com artrite pode apresentar efeitos colaterais da droga carprofeno (Rimadyl) (poodle image by palms from Fotolia.com)

Efeitos colaterais gastrointestinais

Como o carprofeno é um de uma série de AINEs (anti-inflamatórios não esteroides) que podem causar dor de estômago, seu cão pode apresentar náuseas, vômitos, diarreia e perda de apetite. As úlceras perfurantes podem ocorrer com a administração da droga a longo prazo. Fezes negras, úlceras sinalizadoras de dor abdominal e uma possível ruptura estomacal; o seu cão precisa de atenção veterinária imediata. Seu veterinário pode recomendar uma série de exames de sangue e radiografias para determinar a extensão dos problemas gastrointestinais do seu poodle e prescrever medicamentos para aliviar os sintomas.

Loading...

Questões plaquetárias

De acordo com Dr. Wendy Brooks da Pet Pharmacy, alguns cães apresentam deficiências plaquetárias durante os exames de sangue. Como as plaquetas são as células que funcionam como fator de coagulação do sangue, seu poodle afetado pode ser lento ou incapaz de coagular o sangue. Quando isto ocorre, qualquer lesão traumática ou procedimento cirúrgico pode revelar-se difícil de tratar ou curar. Os testes especiais de coagulação sanguínea determinarão a contagem das plaquetas do seu poodle, e seu veterinário pode recomendar um tratamento específico.

Efeitos colaterais renais

O poodles mais velhos com problemas renais crônicos podem apresentar insuficiência renal aguda com a administração de carprofeno, pois ele diminui o fornecimento de sangue para os rins. Os cães desidratados também podem ter esses problemas. Os sintomas incluem aumento da sede e micção, diarreia, vômitos, perda de apetite, letargia e uma urina extremamente diluída. A urina diluída (de cor mais clara) significa que os rins do seu cão não estão eliminando a quantidade de toxinas necessárias para mantê-lo saudável. Exames de sangue e urina em uma base regular fornecem ao seu veterinário mais opções de tratamento.

Efeitos colaterais no fígado

Brooks diz que os problemas hepáticos relacionados com o carprofeno geralmente ocorrem dentro de três semanas do início da medicação. Um tipo particular de doença hepática chamada hepatopatia ocorre em um em 5.000 cães que recebem o tratamento e com o apoio, o seu cão pode melhorar dentro de cinco a 10 dias após a descontinuação da droga. Como o fígado remove todos os AINEs do corpo do seu poodle, Brooks diz que "é possível a ocorrência de uma 'sobrecarga' no órgão e agravamento de doença hepática pré-existente". Os sintomas da lesão hepática incluem náuseas, vômitos, perda de apetite e diarreia. As enzimas hepáticas no sangue podem ser elevadas e seu cão pode tornar-se ictérico, mostrando pigmentação amarela em sua pele, gengivas e no branco dos olhos. Tipicamente, o tratamento inclui medicamentos para aliviar os efeitos colaterais do carprofeno e melhorar a função do fígado.

Tratamento dos efeitos colaterais

O veterinário normalmente recomenda a hospitalização do seu poodle para começar o tratamento imediato dos efeitos colaterais do carprofeno. A injeção de fluidos intravenosos ajuda a hidratar os cães que apresentam vômitos ou diarreia. Se o seu cão ingeriu uma grande quantidade de carprofeno nas últimas quatro horas, o seu veterinário pode recomendar o bombeamento do seu estômago para remover todos os comprimidos não digeridos e, em seguida, administrar carvão ativado para evitar a absorção de mais substância no estômago. Devido à alta energia nervosa do poodle, os efeitos colaterais do carprofeno podem se espalhar rapidamente para outros órgãos, e o tratamento veterinário imediato é necessário.

Loading...

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...