Mais
×

Efeitos colaterais do chá de orégano

Atualizado em 20 julho, 2017

O orégano é uma erva do Mediterrâneo, conhecida como ingrediente principal, em várias receitas italianas. Sua erva seca pode ser usada para chá, frio ou quente. O chá de orégano é usado como remédio para várias doenças e tem efeitos colaterais, positivos e negativos.

O chá de orégano é usado devido aos seus benefícios à saúde (blue cup and tea from a blue tea-pot image by Maria Brzostowska from Fotolia.com)

Pesquisa clínica

Não há estudos científicos que confirmem o orégano como medicamento, embora o Departamento da Saúde dos Estados Unidos o classificou como uma substância segura e, outras organizações internacionais, como uma planta sem risco para a saúde.

Remédio natural

Por anos, o orégano tem sido usado como um remédio natural para dor de cabeça, de estômago, artrite, cólica menstrual, outras cólicas, indigestão, enjoo e tosse. A erva é uma fonte natural de magnésio, ácidos graxos ômega-3, ferro, fibra, cálcio e vitaminas A, C e K. Cheio de antioxidantes, o orégano ajuda a manter o corpo forte e saudável agindo contra as doenças.

Risco de gravidez

Devido ao fato de que o orégano causa a menstruação, as mulheres grávidas precisam ter cautela quanto ao seu consumo. De acordo com pesquisa feita pelo especialista em ervas F. Binker, publicado por MotherNature.com, o consumo exagerado de orégano, por mulheres grávidas, pode causar abortos.

Antifúngifo

O orégano também tem propriedades fungicidas, assim, o chá de orégano pode ajudar a curar o pé-de-atleta e outros fungos.

Uso

O chá de orégano é preparado despejando água quente sobre uma colher de mesa de orégano seco. Deixe a infusão coberta por cinco a dez minutos antes de beber. A erva tem um gosto amargo e pungente, bem conhecido na pizza e no espaguete. O chá pode ser adoçado para ficar mais agradável, tem efeito calmante e pode ser tomado à noite, para dormir.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article