Efeitos Colaterais da Cirurgia de Próstata a Laser

Escrito por david r. wetzel | Traduzido por kelly damasceno
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Efeitos Colaterais da Cirurgia de Próstata a Laser
A cirurgia a laser remove o tecido que se encontra aumentado (greenlighthps.com)

A cirurgia a laser da próstata envolve a inserção de uma fibra fina de laser na uretra para remover o tecido da próstata que se encontra aumentado. Esta é considerada uma cirurgia minimamente invasiva, porque ela não envolve corte na área pélvica para remover o excesso de tecido da próstata. Mesmo que a cirurgia a laser seja considerada minimamente invasiva, existem efeitos colaterais comuns que ocorrem após o procedimento.

Outras pessoas estão lendo

História

A ressecção transuretral da próstata (RTUP) e incisão transuretral da próstata (TUIP), eram utilizadas para realizar a cirurgia da próstata antes da introdução da cirurgia a laser da próstata. A cirurgia a laser ou cirurgia a laser de luz verde, como é chamada, faz com que haja menos complicações pós-operatórias. Este tipo de operação também causa o mínimo de danos para o tecido da próstata remanescente após a remoção do excesso de tecido. A alta depois da cirurgia a laser de próstata ocorre dentro de algumas horas, em comparação com RTU e TUIP. Estas duas técnicas invasivas cirúrgicas requerem que o paciente permaneça no hospital por até quatro dias após a cirurgia. O tempo de permanência é baseada na recuperação do paciente e do retorno da função da bexiga.

Efeitos

Os efeitos colaterais mais comuns que alguns pacientes experimentam após a cirurgia a laser de próstata incluem infecções do trato urinário, aumento da frequência e urgência de urinar e perda de controle da bexiga ou incontinência. Em alguns casos a cirurgia a laser faz com que se forme um tecido cicatricial na uretra e na bexiga, causando bloqueios e incapacidade de urinar. A única maneira de remover o tecido cicatricial é através de cirurgia.
Outro efeito colateral é a chamada ejaculação retrógrada, onde o sêmen é lançado para a bexiga ao invés de sair pela uretra, isso ocorre quando o esfíncter da bexiga torna-se muito fraco, como resultado da remoção de tecido da próstata ou dano durante a cirurgia a laser, esse efeito colateral é uma séria preocupação para os homens e suas parceiras que ainda querem ter filhos, uma vez que apenas a cirurgia corrige o problema.

Benefícios

O tratamento preferencial para uma próstata aumentada é a cirurgia a laser, porque normalmente é feita como um procedimento ambulatorial. Além disso, os resultados são geralmente imediatos e duradouros na maioria dos homens. O paciente perde pouco sangue, tem rápido retorno do fluxo normal de urina e tem menos efeitos colaterais, além de uma rápida melhora na qualidade de vida e um retorno mais rápido às atividades normais.

Considerações

Procurar assistência médica imediata é recomendado tão logo sejam detectados os sintomas da hiperplasia prostática. Estes sintomas incluem a necessidade de urinar com frequência, urinar muitas vezes durante a noite, dificuldade para urinar, sensação de bexiga sempre cheia, fluxo fraco de urina, gotejamento ou vazamento de urina.

Aviso

Ignorar os problemas associados com um aumento da próstata só faz com que o problema fique pior, porque a próstata continua a crescer com a idade. Em muitos casos, um aumento da próstata é benigno, ou seja, não canceroso. Deixar de procurar atendimento médico pode levar a uma doença mais grave ou até mesmo câncer de próstata, uma vez que a próstata aumentada continua a crescer.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível