Efeitos colaterais do citrato de potássio

Escrito por serena spinello | Traduzido por ana rodrigues
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Efeitos colaterais do citrato de potássio
O citrato de potássio é um medicamento prescrito para o tratamento de certos distúrbios renais, tais como a pedra nos rins, acidose tubular renal e gota (Potassium Citrate Extended-Release Tablets (www.clinicalpharmacology.com))

O citrato de potássio é um medicamento prescrito para o tratamento de certos distúrbios renais, tais como a pedra nos rins, acidose tubular renal e gota. O citrato de potássio é também administrado para tratar e evitar baixos níveis sanguíneos de potássio (uma condição chamada de hipocalemia). Ele também pode ser utilizado para aumentar a eficácia de vários antibióticos. É um modificador do pH urinário, o que significa que ele age a torna a urina menos ácida.

Outras pessoas estão lendo

Características

Citrato de potássio é o nome genérico para Urocit-K e Twin-K (as marcas). Ao tomar citrato de potássio, os pacientes podem ser obrigados a passar por um exame de sangue ou ter seu coração testado através de um eletrocardiograma ou ECG. Estes testes ajudarão o médico a determinar a duração do tratamento de potássio. O citrato de potássio é um medicamento eficaz e pode causar um certo número de efeitos colaterais, que quando experimentados devem ser comunicados ao seu médico.

Efeitos

Os efeitos colaterais do citrato de potássio incluem náuseas, vômitos, sensação de formigamento nas mãos e pés e diarreia ocasional. Muitos destes efeitos colaterais diminuem e podem realmente desaparecer depois de vários dias em que o corpo se acostuma com a medicação. Informe ao seu médico imediatamente se tiver sintomas como batimento cardíaco irregular, dificuldade para respirar, uma mudança em seu estado mental (confusão, ansiedade), dormência da boca, mãos ou pés, vômito constante, dor de estômago e/ou fraqueza muscular.

Considerações

Indivíduos que sofrem de determinadas condições ou têm problemas de saúde com o seu intestino, estômago ou esôfago, não devem tomar a medicação. Antes de iniciar a medicação é fundamental tornar o seu médico ciente de quaisquer alergias a medicamentos que você tenha, ou se você tem (ou já teve) um ataque cardíaco, insuficiência cardíaca, aumento do coração, diabetes, pressão arterial alta, doença renal, diarreia crônica ou um problema de bloqueio no estômago ou intestino. Testes especiais e modificações de dosagem podem ser aplicados nos casos acima mencionados, para garantir o seu bem estar, durante o uso da droga.

Precauções

Indivíduos que tomam citrato de potássio devem estar cientes das possíveis interações medicamentosas que podem ter com ambos os medicamentos sujeitos a receita médica e remédios sem prescrição médica. Drogas como Inspra, Lanoxin, Atacand, Diovan, Micardis, Robinul, Quinidex, Cantil, Atrovent, Spiriva e Bentyl, podem reagir negativamente com citrato de potássio. Mesmo suplementos vitamínicos, aspirina, diuréticos e esteroides podem interagir com o medicamento. Por favor, note que a descrição acima é apenas uma lista parcial, você pode ver uma forma mais abrangente visitando o site Healthline sobre este medicamento (ver Recursos abaixo). O seu médico e farmacêutico também podem aconselhá-lo sobre as interações adicionais.

Significado

Você nunca deve parar este medicamento ou alterar a dosagem de qualquer forma, sem consultar o seu médico. O citrato de potássio deve ser tomado exatamente como prescrito pelo seu médico e as instruções na etiqueta da prescrição devem ser seguidas. O comprimido não deve ser mastigado ou engolidos diretamente como um todo. É para ser dissolvido no líquido (água, suco) e bebido lentamente. Ele deve ser tomado logo após uma refeição ou com a própria refeição (dependendo de suas orientações).

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível