Efeitos colaterais da coleira anti-pulgas Biospot para gatos

Escrito por angie mansfield | Traduzido por fellipe jardim
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Efeitos colaterais da coleira anti-pulgas Biospot para gatos
As coleiras anti-pulgas devem ser usadas com cuidado (Jupiterimages/Goodshoot/Getty Images)

Todos nós queremos manter os nossos animais de estimação e casas livres de pulgas e carrapatos. Para essa finalidade, muitas pessoas colocam coleira anti-pulgas em seus gatos, como a BioSpot. Ela contém produtos químicos que repelem e matam as pulgas e seus ovos. Estes produtos podem ser obtidos sem a prescrição de um veterinário. Mas eles são realmente seguros para nossos animais de estimação?

Outras pessoas estão lendo

Os fatos

A BioSpot e outros produtos para o controle de pulgas contêm um ou mais pesticidas. Exemplos incluem a permetrina, d-Fenotrina, cifenotrina e propoxur (o ingrediente ativo das coleiras anti-pulgas Biospot para gatos).

Significância

Estes pesticidas podem ser prejudiciais ou fatais para animais de estimação, quando usados de forma incorreta ou se o animal tem ou desenvolve uma alergia às substâcias. Alguns produtos contêm mais ingrediente ativo do que outros, o que representa um maior risco de reações adversas. Por exemplo, a coleira BioSpot usada para cães pode ser fatal para gatos, particularmente se o gato costuma lamber o cão.

Efeitos

Os sintomas de envenenamento por pesticidas em gatos incluem irritação da pele, descoloração ou queda dos pelos, queimaduras químicas, sonolência, falta de apetite ou sede, salivação excessiva, irritabilidade, flutuações na temperatura corporal, falta de coordenação, dificuldade para respirar, vômitos, diarreia, tremores, convulsões e, eventualmente, morte. Estas reações ocorrem, geralmente, dentro de poucas horas de exposição, porém, em alguns casos, podem levar dias para aparecer. Os gatos que se dedicam a lamber uns aos outros não devem usar coleiras anti-pulgas, uma vez que o risco de ingestão e envenenamento será maior.

O risco de efeitos adversos é grandemente aumentado se as coleiras anti-pulgas Biospot ou outras forem usadas em conjunto com outros produtos para o controle de pulgas, como medicamentos tópicos ou xampus.

Prevenção/solução

Para reduzir o risco de reações, sempre leia atentamente o rótulo antes de colocar uma coleira anti-pulgas BioSpot ou qualquer outro produto no gato. Não use coleiras anti-pulgas formuladas para cães em seu gato, uma vez que a dose dos ingredientes ativos é muito maior e pode ser fatal.

Se tiver tanto um gato quanto um cachorro em casa, considere métodos de tratamento sem pesticidas, como pentes ou armadilhas anti-pulgas. Lave regularmente a roupa de cama do animal.

Considerações

Antes de usar qualquer pesticida em seu animal de estimação, assegure-se de ler o rótulo e verificar os ingredientes ativos. Se notar quaisquer sinais de reações adversas, dê um banho no animal com sabão neutro e entre em contato com um veterinário imediatamente.

E lembre-se: estes produtos podem ser prejudiciais para os seres humanos também. Um estudo realizado por uma instituição americana descobriu que os níveis de resíduos de pesticidas tóxicos permanecem sobre os animais de estimação até algumas semanas após as coleiras anti-pulgas serem removidas. Supervisione as crianças quando elas estiverem brincando com animais de estimação que usam coleiras anti-pulgas e lave bem suas mãos após a colocação das coleiras Biospot ou quaisquer outros pesticidas ao animal.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível