Efeitos colaterais dos comprimidos de Senna

Escrito por norma chew | Traduzido por elcio borges gomes
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Efeitos colaterais dos comprimidos de Senna
Comprimidos de Senna contêm glicosídeos de antraquinona, produtos químicos que estimulam o cólon (remedy colourful image by muro from Fotolia.com)

Comprimidos de Senna, também chamados “Senokot”, são um laxante poderoso. Seus nomes químicos são Senósidos ou Docusatos. Trata-se de um laxante eficaz para utilização a curto prazo no tratamento de constipação intestinal ocasional e, às vezes, é utilizado na limpeza intestinal antes de cirurgia do cólon ou antes de exames dos órgãos abdominais por ultrassom. Comprimidos de Senna contêm glicosídeos de antraquinona, produtos químicos que estimulam o cólon. Esse medicamento está disponível como droga de uso liberado, podendo ser comprado sem receita.

Outras pessoas estão lendo

Função

Comprimidos de Senna aumentam a quantidade de água e eletrólitos no intestino, estimulando a ação peristáltica (movimento em forma de onda) dos intestinos. Isto ajuda na excreção das fezes nos casos de constipação ocasional. Os comprimidos de Senna agem cerca de seis a doze horas após a ingestão. É melhor conhecer os efeitos colaterais dos comprimidos antes de tomá-los.

Efeitos colaterais

Alguns efeitos colaterais comuns, que podem ocorrer decorrentes da ingestão de comprimidos de Senna, incluem: irritação na garganta, gosto amargo na boca, cólicas, náuseas, dor abdominal leve ou diarreia. Contate o seu médico se os sintomas persistirem.

Outros efeitos colaterais

Podem haver erupções na pele, cansaço ou fraqueza incomuns, cãibras musculares e perda de peso. Nos casos em que os comprimidos de Senna são tomados durante um período prolongado, podem ocorrer diarreia excessiva, conduzindo à perda de fluido e desequilíbrio eletrolítico (desequilíbrio dos sais ionizados no corpo, tais como sódio e potássio), e a dependência do laxante para o funcionamento intestinal normal. Desequilíbrio eletrolítico pode causar fraqueza e má-coordenação. Consulte um médico em qualquer um desses casos.

Efeitos colaterais adicionais

Estes podem incluir a descoloração da urina com cores que variam, na urina alcalina, do rosa ao vermelho, do vermelho ao violeta ou vermelho ao marrom e, na urina ácida, do amarelo ao marrom. É melhor não fazer exame de urina enquanto estiver tomando comprimidos de Senna para evitar resultados errados. Outros sintomas que podem ocorrer incluem confusão mental, batimentos cardíacos irregulares e problemas renais.

Contra-indicações

Considere seu histórico de saúde com o seu médico e esteja ciente de não tomar comprimidos de Senna se você tiver alguma das seguintes condições: dor abdominal, náuseas ou vômitos, obstrução intestinal ou sintomas de apendicite. Outras contra-indicações incluem dor abdominal não diagnosticada, sangramento retal não diagnosticado ou insuficiência cardíaca congestiva. Não dê este medicamento a crianças com menos de seis anos de idade.

Aviso

Interrompa imediatamente a ingestão dos comprimidos de Senna e consulte, rapidamente, o seu médico em um dos seguintes casos: Dificuldade em fazer movimentos circulares ou aparecimento de sangramento retal. Se a constipação intestinal se prolonga por mais de uma ou duas semanas, consulte o seu médico antes de tomar comprimidos de Senna. Não tome comprimidos se estiver grávida, amamentando ou planejando engravidar.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível