Casa

Efeitos colaterais dos comprimidos de tiroxina em cães

Escrito por phyllis benson | Traduzido por fellipe jardim
Efeitos colaterais dos comprimidos de tiroxina em cães

A doença da tiroide em cães pode ser tratada com tiroxina

George Doyle & Ciaran Griffin/Stockbyte/Getty Images

A tiroxina, também denominada levotiroxina, é um fármaco sintético do hormônio da tiroide. Quando um cão tem baixos níveis de hormônio natural, um veterinário receita comprimidos de tiroxina para repor os hormônios em falta. Eles são importantes para a saúde do animal porque controlam o metabolismo, a energia e a forma como o corpo usa o alimento. Os comprimidos de tiroxina, como substitutos hormonais, são eficazes e com poucos efeitos colaterais. Os efeitos colaterais típicos que surgem estão relacionados a dose, alergia ou interações medicamentosas.

Outras pessoas estão lendo

Sintomas

Um cão pode ter problemas de tiroide em qualquer idade. Consulte o veterinário, quando o animal ganhar peso facilmente, desenvolver pele escamosa e pelos secos ou tiver outros problemas de pele. Sinais na pele podem ser erupções cutâneas por micose ou lesões nas costas e na barriga, pequenas feridas escuras nos flancos ou nas camadas de escamas amarelas sobre a pele. O cão se cansa facilmente e fica letárgico porque os músculos são gradualmente substituídos por tecido adiposo em virtude de alterações da tiroide.

Diagnóstico

Verifique se há problemas da glândula tiroide por meio de exame veterinário e testes de laboratório. O veterinário realiza teste para detectar problemas com tiroide coletando uma amostra de sangue e testando os níveis de hormônio da tiroide. Um exame de laboratório determina quão baixo está seu nível no cão, de acordo com sua raça. A condição é facilmente tratada com tiroxina ou outros agentes de reposição hormonal.

Dosagem

Forneça os comprimidos de tiroxina ao cão conforme prescrito. Esses comprimidos são produzidos em vários tamanhos e podem ser divididos na dose recomendada com base no nível de hormônio da tiroide e o peso do cão. A tiroxina e outros fármacos de levotiroxina são vendidos sob várias marcas e nomes genéricos. A dose do comprimido é administrada duas vezes por dia, geralmente a cada 12 horas, para manter um nível constante de hormônio no corpo. A tiroxina leva tempo para elevar o nível hormonal. Exames de tiroide normalmente são realizados a cada 30 a 45 dias, até que o nível de manutenção adequado seja alcançado.

Overdose

Observe o seu cão, para detectar sinais de overdose. A tiroxina ou levotiroxina em excesso tem o mesmo efeito que o hipertiroidismo, uma condição na qual o corpo produz excesso de hormônio da tiroide. Os sinais incluem hiperatividade, beber água ou comer em excesso, micção frequente e um animal ofegante ou com batimentos cardíacos mais rápidos. Para impedir estes efeitos colaterais relacionados à overdose, o veterinário pode reduzir a medicação hormonal, para uma dosagem mais baixa.

Alergia

Contate o veterinário, se o cão tiver reações alérgicas. Estes efeitos colaterais incluem inchaço no rosto, erupção cutânea, vômitos ou membros gelados. Uma reação alérgica não é um efeito colateral comum, mas é grave. Diferentes marcas de medicamentos para a tiroide, embora tenham o mesmo ingrediente principal, têm efeitos diferentes. As marcas podem diferir quanto ao corante, material de enchimento e a forma como o comprimido dispersa o fármaco. Qualquer um destes pode causar uma reação alérgica. Seu cão pode precisar de um comprimido de marca diferente, para evitar a alergia.

Interações

Informe ao veterinário se o cão usa vitaminas, suplementos ou outros medicamentos. A tiroxina pode reagir com os ingredientes utilizados nesses produtos. A medicação para a tiroide pode afetar outros fármacos, tal como o fenobarbital, usado para convulsões. Os efeitos colaterais podem incluir letargia, hiperatividade ou agressividade. Assegure-se de relatar quaisquer mudanças no comportamento ou saúde do animal ao veterinário.

Considerações

Lembre-se de que a tiroxina repõe o hormônio que o cão precisa para a saúde. Ela será fornecida para o resto da vida ao cão. Ela é eficaz e, quando administrada com cuidado, melhora muito o espírito, energia e qualidade de vida do cão.

Mais galerias de fotos

Comentários

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2014 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media