×
Loading ...

Efeitos colaterais da couve-flor

A couve-flor, como o brócolis, a couve e o repolho, representam parte da família das crucíferas de vegetais. A couve-flor apresenta uma cabeça compacta de botões de flores brancas cercadas por folhas verdes pesadas. Os vegetais crucíferos contêm compostos que podem diminuir os riscos de alguns tipos de câncer; no entanto, a couve-flor também pode causar alguns efeitos colaterais ruins.

A couve-flor tem alguns efeitos colaterais (Oxana Denezhkina/iStock/Getty Images)

Resposta alérgica

Embora a incidência possa ser rara, algumas pessoas podem sofrer uma reação adversa à ingestão desse vegetal. Ele pode incitar uma resposta alérgica caracterizada por sintomas como coceira intensa, inchaço nas mãos e no rosto e dificuldades respiratórias. Ao desenvolver sintomas de alergia depois de comer couve-flor, procure um médico.

Loading...

Gota

A couve-flor contém purinas. Purinas são substâncias encontradas naturalmente em diversos alimentos e vegetais, tais como miúdos, sardinha, carne bovina, espinafre, couve, berinjela e repolho. As purinas são quebradas no corpo para formar o ácido úrico. Um excesso de purinas desencadeia um ataque de gota em indivíduos sensíveis, podendo formar pedras nos rins. Se você sofre de gota — uma doença causada por depósitos de ácido úrico nos tecidos — evite alimentos ricos em purinas para evitar agravar a sua condição.

Gases e inchaço

O couve-flor contém hidratos de carbono não digeríveis que causam gases e inchaço no sistema digestivo. Ricos em enxofre, os vegetais crucíferos, como a couve-flor, levam a uma variedade de gases com odor, de acordo com o guia BBC.

Benefícios saudáveis

A couve-flor é uma rica fonte de glucosinolato que contém enxofre, o que ajuda a diminuir o risco de alguns tipos de câncer, como o câncer colorretal e o câncer de pulmão, de acordo com o Instituto Linus Pauling. Essa couve contém vitamina C e ácido fólico e atua como um antioxidante para a limpeza de radicais livres nocivos no corpo.

Loading...

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...