Efeitos colaterais de cremes clareadores de pele

Escrito por nina rotz | Traduzido por fernanda lemi
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Efeitos colaterais de cremes clareadores de pele
O creme deve ser aplicado somente em manchas que precisam ser removidas ou clareadas (applying cream image by Adam Borkowski from Fotolia.com)

O clareamento de pele é usado para tratar a sua descoloração sem alterar sua cor. O processo de clareamento refere-se à remoção de sardas, manchas causadas pela idade, cicatrizes ou tons de pele desiguais. Algumas das causas de descoloração da pele são danos solares, mudanças hormonais, idade e genética. Cremes de clareamento não são tão invasivos quanto cirurgia à laser e deve ser o primeiro passo no tratamento da descoloração da pele ou manchas indesejadas. Melhorar a textura e ter um tom de pele mais regular são ambos possíveis através do uso desses cremes. Eles podem ser comprados em lojas ou na internet e o processo pode ser feito em casa. Os cremes que alteram a pigmentação da pele podem ter ingredientes que não são compatíveis com todos os tons de pele e podem ter efeitos colaterais. Hidroquinona e mercúrio são os principais ingredientes encontrados nos cremes de clareamento, e são consideradas substâncias químicas tóxicas. Esses compostos podem causar efeitos adversos e devem ser usados somente como indicado.

Outras pessoas estão lendo

Principais efeitos colaterais da hidroquinona

A hidroquinona é a única substância química clareadora da pele reconhecida pela FDA (Agência norte-americana reguladora de drogas e alimentos). Cremes branqueadores da pele podem ter porcentagens diferentes de hidroquinona em sua composição, mas qualquer creme com essa porcentagem acima de 2% pode causar efeitos colaterais. Os efeitos mais comuns do clareamento são irritação da pele e sensação de queimação. Coceira e ardor devem ser suaves e temporários, com um pouco de vermelhidão onde o creme é aplicado.

Reação alérgica ao clareamento de pele

Reações alérgicas podem ocorrer após o clareamento e resultariam em queimações ou coceiras severas na pele. Diferentemente da leve irritação esperada com a aplicação, a dor seria muito forte e intolerável. Poderiam aparecer crostas na pele, assim como inchaços em áreas onde o clareador foi aplicado. Dermatite de contato é o termo médico utilizado para descrever as reações alérgicas a materiais em contato com a pele (veja os Recursos abaixo). Essa reação justificaria cessar o uso dos cremes de clareamento imediatamente e buscar uma consulta médica se a reação for severa. Com a dermatite de contato, a alergia deve diminuir alguns dias após a pele não estar mais em contato com o creme clareador.

Efeitos colaterais do mercúrio

Cremes de clareamento da pele contendo mercúrio não devem ser utilizados por um longo período. O mercúrio pode causar envenenamento e, em cremes, pode começar a se acumular nas células do corpo. A exposição elevada ao mercúrio, ou envenenamento, podem levar a danos no fígado e falência renal.

Exposição aos raios solares

Cremes de clareamento levam tempo para serem totalmente eficazes e para que os resultados sejam notados. Hidroquinona e mercúrio fazem com que a pele torne-se hipersensível aos raios solares. Fique longe do sol depois que o creme for aplicado, ou vista roupas protetoras, e utilize filtro solar de proteção SPF 15 ou superior quando estiver fora de casa. Camas de bronzeamento ou qualquer tipo de luzes solares devem ser evitadas durante esse período.

Precauções quanto ao peróxido

Peróxido de benzoíla, peróxido de hidrogênio ou outros produtos de peróxido não devem ser utilizados juntos com cremes de clareamento, especialmente quando usar hidroquinona. A combinação de hidroquinona e peróxido pode causar manchas escuras temporárias na pele.

Gravidez e amamentação

Não é recomendado clarear a pele durante a gravidez ou amamentação. Os componentes do creme podem atingir a corrente sanguínea da mãe e chegar até o feto.

Uso correto

O uso correto dos cremes de clareamento é extremamente importante e as instruções devem ser seguidas de forma cuidadosa o tempo inteiro. Eles devem ser usados temporariamente, por não mais do que quatro semanas. Áreas grandes da pele, como o rosto inteiro, não devem ser clareadas de uma vez devido à possibilidade de descoloração da pele. O creme deve ser aplicado somente em manchas que precisem ser removidas ou clareadas.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível