Mais
×

Os efeitos colaterais do Depakote na gravidez

Atualizado em 21 novembro, 2016

O medicamento Depakote é utilizado para tratar sintomas de problemas mentais e transtornos bipolares. Em alguns casos, ele é usado para tratar transtornos depressivos, inclusive o tratamento a longo prazo para a fase maníaca e depressiva do transtorno bipolar. No Reino Unido, ele tem sido usado exclusivamente para doenças psiquiátricas, mas em outros países ele é indicado para tratar sintomas de epilepsia, dores de neuropatias e enxaquecas.

Problemas no nascimento

Nos Estados Unidos, a Food and Drug Administration (órgão responsável pelo controle de alimentos e medicamentos) colocou o Depakote na categoria "D" para gravidez. Nessa categoria estão todas as drogas que têm potencial para causar problemas sérios ou fatais em fetos. Os efeitos colaterais incluem fissura labiopalatal, criptorquia, subdesenvolvimento do coração e deformidades nas mãos e na uretra dos fetos de sexo masculino. Existem ainda alguns efeitos mais sérios como espinha bífida (deformidade da coluna vertebral) e até a morte.

Outros possíveis efeitos colaterais do Depakote na gravidez

Kimford Meador, professora de neurologia da Universidade da Flórida, e seus colegas fizeram um estudo que demonstra a relação entre o uso da Depakote e a diminuição das faculdades mentais em bebês. Um dos estudos mostrou que as crianças com menos de dois anos que foram expostas ao Dekapote tinham um QI menor do que aquelas que foram expostas a outras drogas antiepiléticas. Esse estudo, patrocinado pela Instituto Nacional de Saúde dos EUA, também indicou que 24 % das crianças expostas ao Depakote tinha um QI menor que 70, o que está na categoria de retardo mental

Folato e Depakote

O ácido fólico, também conhecido como folato, é uma vitamina importante na produção das células do sangue e para o desenvolvimento de certas funções nervosas. Durante a gravidez, os níveis de ácido fólico que estão presentes no corpo da mãe diminuem conforme o feto se desenvolve. Essa redução pode começar antes de a mulher saber que está grávida. O aumento da ingestão de folatos é recomendado para mulheres grávidas, principalmente para aquelas que tomam algum medicamento antiepilético como o Depakote.

Interações da droga

Existem outras preocupações relacionadas com os efeitos da utilização do Depakote juntamente com outras drogas que as gestantes podem tomar. Algumas delas incluem medicamentos inofensivos, como a aspirina e certos antibióticos "carbapenêmicos". O Depakote pode também interagir com drogas que são prescritas pra doenças mais graves, como o Valium, Klonopin, Topamax, Varfarina e Orinase. As drogas antiepilépticas também poderão afetá-lo.

Precauções

Existem alguns efeitos colaterais relatados pelas mães que utilizam o Depakote. Alguns deles são queda de cabelo, fatiga, ganho de peso e insônia. Efeitos mais sérios podem incluir danos no fígado, pancreatite e crescimento cístico nos ovários. Qualquer mulher grávida ou que deseje engravidar deve procurar ajuda médica para saber a dosagem adequada do medicamento no período da gravidez e conhecer os efeitos colaterais que a droga pode causar.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article