Mais
×

Efeitos colaterais da dieta do limão

Atualizado em 23 março, 2017

As pessoas utilizam a dieta do limão (também chamada de purificação do limão, "lemon cleanse" ou "master cleanse") para ajudar a impulsionar as rotinas de perda de peso, reacender um estilo de vida saudável ou apenas para limpar o sistema digestivo do corpo. Ela é constituída por uma mistura de suco de limão fresco, água destilada ou purificada, xarope de bordo e pimenta vermelha, devendo ser concluída em no mínimo 10 dias. No decorrer desses dias, no entanto, muitas pessoas experimentam efeitos colaterais temporários.

A dieta do limão é eficiente na purificação do organismo (Hemera Technologies/PhotoObjects.net/Getty Images)

Dores de cabeça

Um dos efeitos colaterais mais comuns em uma dieta do limão é a dor de cabeça, especialmente entre as pessoas que bebem grandes quantidades de cafeína. Esse efeito colateral geralmente desaparece depois de três ou quatro dias.

Desejos

O "Detox Guide" afirma que as pessoas quando fazem uma dieta do limão podem ter desejos por certos alimentos, como hambúrgueres ou batatas fritas, que podem ser reforçados pelos aromas. O desejo se caracteriza por uma necessidade psicológica por determinados alimentos.

Apetite

Ao contrário dos desejos, muitas pessoas sentem fome de verdade quando decidem aderir a uma dieta do limão. Elas devem beber mais um copo da bebida de limão para diminuir a sensação de fome.

Apatia

O "Detox Guide" afirma que um efeito colateral de uma dieta de limão inclui apatia, no entanto, ela diminui depois de alguns dias e as pessoas voltam a ser mais energéticas.

Evacuação e urina

Um dos efeitos colaterais dessa dieta, como acontece com muitos outros programas de desintoxicação, são as evacuações e micções frequentes, porque o corpo está se livrando de todos os resíduos acumulados.

Dentes doloridos

Os dentes doloridos são um outro efeito colateral comum dessa dieta, exclusivamente em pessoas com dentes sensíveis. O ácido nos limões lhes causa dor e, portanto, elas devem enxaguar a boca após a ingestão da bebida.

bibliography-icon icon for annotation tool Cite this Article