Efeitos colaterais de se engolir pasta de dente de óleo de melaleuca

Escrito por anne pyburn craig | Traduzido por tamara loebe
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Efeitos colaterais de se engolir pasta de dente de óleo de melaleuca
A pasta de dente de óleo de melaleuca pode ajudar a curar alguns problemas bucais (Jupiterimages/Polka Dot/Getty Images)

O óleo de melaleuca tem sido usado durante séculos por suas propriedades anti-sépticas, antivirais, antibacterianas e de limpeza geral. Além do creme dental, o óleo de Melaleuca é um ingrediente comum em sabonetes, produtos de limpeza facial e cremes utilizados para tratar acne, pé de atleta, fungos nas unhas, entre outras condições. O óleo de melaleuca é normalmente usado em concentrações inferiores a 5%

Outras pessoas estão lendo

Precauções antes de usar pasta de dente de óleo da Melaleuca

Antes de usar o creme dental de óleo de melaleuca, talvez seja uma boa ideia perguntar ao seu dentista se isso seria uma boa escolha para você. Embora o óleo seja eficaz para gengivite e outras infecções orais, ele não ajuda a remover a placa bacteriana. Como acontece com qualquer creme dental, mesmo se você não for alérgico, é prudente evitar engolir o produto.

Uma pequena porcentagem de pessoas apresenta uma reação alérgica ao óleo de melaleuca, e deve, obviamente, evitar o seu uso em qualquer forma. É uma boa ideia aplicar uma pequena quantidade do produto que você pretende usar à sua pele primeiro e esperar 24 horas para ver se você irá ter alguma coceira ou erupção.

Efeitos colaterais ao ingerir óleo de melaleuca

A maioria das pessoas que apresentaram efeitos colaterais graves os apresentou por usar o óleo de melaleuca por via oral; mas como até mesmo uma pequena quantidade pode causar uma reação negativa, os usuários de pasta de dente devem estar cientes das possibilidades. Os sintomas incluem sonolência, letargia, dor abdominal, diarreia, prurido, inflamação dos cantos da boca, caminhada lenta ou irregular, confusão, redução da função do sistema imunológico ou coma. Algumas pessoas experimentaram também gosto desagradável na boca, sensação de queimação, náuseas e mau hálito após o uso do óleo de melaleuca.

Primeiros socorros

Se um produto contendo óleo de melaleuca foi ingerido em grandes quantidades, ligue para a emergência para receber conselhos. As chances de quaisquer efeitos secundários graves ao engolir uma pequena quantidade de pasta de dente desse óleo são baixas. Em 2006, a Associação Americana de Centros de Controle de Intoxicações não tinha recebido um único relatório de intoxicação fatal por causa de óleo de melaleuca. O carvão ativado tem sido usado para tratar o envenenamento pelo óleo em crianças.

Cuspa, não engula

Nunca é uma boa ideia engolir deliberadamente qualquer tipo de pasta de dente. Qualquer creme dental contendo flúor é obrigado a possuir um aviso de controle de veneno desde 1997. Crianças pequenas nunca devem ser deixadas sem vigilância perto de tubos de pasta de dente e elas devem ser ensinadas a cuspir e enxaguar a boca após a escovação desde o início.

A quantidade necessária de pasta de dente para escovar os dentes é pequena, e por isso existem poucas possibilidades de haver qualquer tipo de efeitos negativos graves. No entanto, se você sentir quaisquer sintoma do óleo de melaleuca ou de qualquer outro produto de higiene pessoal, pare de usá-lo e fale com o seu médico.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível